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És o que poderias ser? Personalidade: uma janela para a compreensão dos interesses vocacionais

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorLeal, Isabel Pereira
dc.contributor.authorSilva, Filipa Daniela Pombo da
dc.date.accessioned2017-06-23T11:29:18Z
dc.date.available2017-06-23T11:29:18Z
dc.date.issued2017-05-17
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínicapt_PT
dc.description.abstractPretendeu-se neste estudo avaliar o envolvimento paterno em pais de crianças com paralisia cerebral, assim como os níveis de stress e de auto-eficácia experienciados. Os resultados foram comparados com um grupo de pais de crianças com desenvolvimento normativo. A amostra é constituída por 29 pais de crianças com paralisia cerebral com idades compreendidas entre os 24 e os 52 anos (M=38.03) e 31 pais de crianças com desenvolvimento normativo com idades compreendidas entre os 29 e os 53 anos (M=39.35). Para a recolha de dados utilizou-se um questionário sócio-demográfico, uma Escala de Envolvimento Paterno (Simões, Leal, & Maroco, 2010), uma Escala de Stress Parental (Mixão, Leal, & Maroco, 2010) e uma Escala de Auto-Eficácia Parental construída e validada para o presente estudo. Os resultados indicam que os pais de crianças com paralisia cerebral se envolvem mais nas dimensões Cuidados e Presença, comparativamente com o grupo de pais de crianças com desenvolvimento normativo. Pais de crianças que percepcionam a deficiência motora do filho como ligeira ou moderada mostram-se mais acessíveis para a criança e exercem mais vezes atitudes disciplinadoras, quando comparados com pais que percepcionam a deficiência do filho como severa. Encontrou-se uma associação positiva moderada entre a auto-eficácia paterna e o envolvimento do pai, demonstrando que quanto mais eficazes os pais se sentem no seu papel, mais se envolvem com os filhos.pt_PT
dc.description.abstractThe aim of this study was to evaluate paternal involvement in fathers of children with cerebral palsy, as well as their experienced levels of stress and self-efficacy. The results were then compared to a group of parents of normally developing children. The sample comprised 29 fathers of children with cerebral palsy with ages ranging from 24 to 52 years (M=38.03) and 31 fathers of normally developing children with ages ranging from 29 to 53 years (M=39.35). To collect the data, a demographic questionnaire was used, as well as scales measuring paternal involvement, parental stress and parental self-efficacy. The results indicated that fathers of children with cerebral palsy are more involved in the dimensions Care and Presence when comparing to the group of fathers of normally developing children. Fathers who perceive their child’s motor impairment to be slight or moderate report themselves as more available for the child and as engaging in disciplining attitutes more often than parents who perceive their child’s impairment as severe. A moderate positive association was also found between parental self-efficacy and paternal involvement, indicating that, the more confident and effective fathers feel in their parenting role, the more they get involved with their children.pt_PT
dc.identifier.tid201698811pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5578
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEnvolvimento paternopt_PT
dc.subjectAuto-eficácia parentalpt_PT
dc.subjectStress parentalpt_PT
dc.subjectParalisia cerebralpt_PT
dc.subjectPaternal involvementpt_PT
dc.subjectParental self-efficacypt_PT
dc.subjectParental stresspt_PT
dc.subjectCerebral palsypt_PT
dc.titleÉs o que poderias ser? Personalidade: uma janela para a compreensão dos interesses vocacionaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologiapt_PT

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