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- Tens Tempo para respirar? Então tens tempo para meditar! Prática de Meditação de Mindfulness e a influência da PersonalidadePublication . Andrade, Daiana de Carvalho; Ribeiro, Rui BártoloMindfulness ou atenção plena em português é estar atento ao momento presente, prestando atenção de maneira particular, com consciência atenta e sem julgamento. Este estudo visa fornecer evidências empíricas adicionais sobre o impacto da Abertura à Experiência, que é uma das dimensões da personalidade, na Prática de Meditação e se essa relação é moderada pela competência Mindfulness. Com essa finalidade formularam-se as seguintes hipóteses: (1) A Abertura à Experiência tem uma associação significativa e positiva com a prática de Meditação; (2) O Mindfulness tem um efeito moderador na relação entre a Abertura à Experiência e a Prática de Meditação. Participaram neste estudo 261 participantes, colaboradores em diversas organizações sediadas em território nacional e internacional, que pratiquem ou não algum tipo de meditação, entre elas a meditação Mindfulness. Os resultados revelaram que a Abertura à Experiência, tem um impacto positivo na Prática de Meditação. Não se comprovou o efeito moderador do Mindfulness na relação entre a Abertura à Experiência e a Prática de Meditação. Verificou-se ainda que os participantes deste estudo com uma maior Abertura à Experiência apresentam uma maior preocupação com acontecimentos do presente. Praticar meditação Mindfulness pode ser uma ferramenta auxiliar útil para melhorar a qualidade de vida no geral, trazendo uma série de benefícios, para todas as áreas da vida do praticante, inclusive, no trabalho.
- És o que poderias ser? Personalidade: uma janela para a compreensão dos interesses vocacionaisPublication . Silva, Filipa Daniela Pombo da; Leal, Isabel PereiraPretendeu-se neste estudo avaliar o envolvimento paterno em pais de crianças com paralisia cerebral, assim como os níveis de stress e de auto-eficácia experienciados. Os resultados foram comparados com um grupo de pais de crianças com desenvolvimento normativo. A amostra é constituída por 29 pais de crianças com paralisia cerebral com idades compreendidas entre os 24 e os 52 anos (M=38.03) e 31 pais de crianças com desenvolvimento normativo com idades compreendidas entre os 29 e os 53 anos (M=39.35). Para a recolha de dados utilizou-se um questionário sócio-demográfico, uma Escala de Envolvimento Paterno (Simões, Leal, & Maroco, 2010), uma Escala de Stress Parental (Mixão, Leal, & Maroco, 2010) e uma Escala de Auto-Eficácia Parental construída e validada para o presente estudo. Os resultados indicam que os pais de crianças com paralisia cerebral se envolvem mais nas dimensões Cuidados e Presença, comparativamente com o grupo de pais de crianças com desenvolvimento normativo. Pais de crianças que percepcionam a deficiência motora do filho como ligeira ou moderada mostram-se mais acessíveis para a criança e exercem mais vezes atitudes disciplinadoras, quando comparados com pais que percepcionam a deficiência do filho como severa. Encontrou-se uma associação positiva moderada entre a auto-eficácia paterna e o envolvimento do pai, demonstrando que quanto mais eficazes os pais se sentem no seu papel, mais se envolvem com os filhos.