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Organização social de pré-adolescentes em contexto escolar

dc.contributor.advisorSantos, António Josépor
dc.contributor.authorFernandes, Maria de Jesus Silva
dc.date.accessioned2011-04-16T15:38:18Z
dc.date.available2011-04-16T15:38:18Z
dc.date.issued2001
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Etologiapor
dc.description.abstractNas últimas décadas a investigação tem enfatizado a importância da relação de pares na socialização das crianças e adolescentes. Os anos de escolaridade representam uma mudança drástica, para muitas crianças no mundo ocidental, com a integração num novo meio social, podendo os pares exercer uma enorme influência nesse processo. A participação em grupos sociais estáveis emerge na média infância, com formação de polidíades ou 'cliques' voluntárias e baseadas em grupos de amigos, particularmente importantes na escola. Os grupos de pares e a diversidade de relações afiliativas que se desenvolvem no seu seio contribuem para o bem estar emocional e cognitivo da criança, desempenhando um papel importante, enquanto agentes de socialização, na adopção de comportamentos prosociais e de atitudes e valores fundamentais para o seu desempenho e adaptação social. A investigação sobre organização social de grupos de pares tem estado tradicionalmente centrada nas diferenças individuais de estatuto social. Porém, nos últimos anos, surgiu uma nova metodologia de abordagem que, baseando-se no impacto dos factores situacionais e dos constrangimentos sociais, sustenta que os diversos papéis sociais adoptados pelos indivíduos, num determinado contexto, são em larga medida determinados pela actividade e pela composição do grupo, assumindo que o indivíduo possui uma certa plasticidade no plano comportamental que lhe permite adaptar-se a diferentes contextos sociais. A reputação social deverá, nesta perspectiva, ser examinada em função do contexto social e dos valores culturais praticados tanto pela instituição escolar como pelo grupo de pares. Este trabalho procura constituir um contributo para a compreensão dos fenómenos da organização afiliativa de pré-adolescentes em contexto escolar, procurando pesquisar a natureza e características das estruturas afiliativas que se desenvolvem no seio de um grupo de pré-adolescentes na sala de aula, assim como, possíveis relações entre a reputação social e pertença ao grupo afiliativo. A investigação abrangeu os alunos do 5o e 6o ano de escolaridade da escola básica e secundária (EB/S) de uma pequena vila, da costa atlântica portuguesa, no concelho de Alcobaça.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/510
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapor
dc.subjectEtologiapor
dc.subjectDesenvolvimento socialpor
dc.subjectSociometriapor
dc.subjectRelações entre parespor
dc.subjectGrupospor
dc.subjectPré-adolescentespor
dc.subjectEtologypor
dc.subjectSocial developmentpor
dc.subjectSociometrypor
dc.subjectPeers relationspor
dc.subjectGroupspor
dc.subjectPreadolescentspor
dc.titleOrganização social de pré-adolescentes em contexto escolarpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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