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Organização social de pré-adolescentes em contexto escolar
dc.contributor.advisor | Santos, António José | por |
dc.contributor.author | Fernandes, Maria de Jesus Silva | |
dc.date.accessioned | 2011-04-16T15:38:18Z | |
dc.date.available | 2011-04-16T15:38:18Z | |
dc.date.issued | 2001 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Etologia | por |
dc.description.abstract | Nas últimas décadas a investigação tem enfatizado a importância da relação de pares na socialização das crianças e adolescentes. Os anos de escolaridade representam uma mudança drástica, para muitas crianças no mundo ocidental, com a integração num novo meio social, podendo os pares exercer uma enorme influência nesse processo. A participação em grupos sociais estáveis emerge na média infância, com formação de polidíades ou 'cliques' voluntárias e baseadas em grupos de amigos, particularmente importantes na escola. Os grupos de pares e a diversidade de relações afiliativas que se desenvolvem no seu seio contribuem para o bem estar emocional e cognitivo da criança, desempenhando um papel importante, enquanto agentes de socialização, na adopção de comportamentos prosociais e de atitudes e valores fundamentais para o seu desempenho e adaptação social. A investigação sobre organização social de grupos de pares tem estado tradicionalmente centrada nas diferenças individuais de estatuto social. Porém, nos últimos anos, surgiu uma nova metodologia de abordagem que, baseando-se no impacto dos factores situacionais e dos constrangimentos sociais, sustenta que os diversos papéis sociais adoptados pelos indivíduos, num determinado contexto, são em larga medida determinados pela actividade e pela composição do grupo, assumindo que o indivíduo possui uma certa plasticidade no plano comportamental que lhe permite adaptar-se a diferentes contextos sociais. A reputação social deverá, nesta perspectiva, ser examinada em função do contexto social e dos valores culturais praticados tanto pela instituição escolar como pelo grupo de pares. Este trabalho procura constituir um contributo para a compreensão dos fenómenos da organização afiliativa de pré-adolescentes em contexto escolar, procurando pesquisar a natureza e características das estruturas afiliativas que se desenvolvem no seio de um grupo de pré-adolescentes na sala de aula, assim como, possíveis relações entre a reputação social e pertença ao grupo afiliativo. A investigação abrangeu os alunos do 5o e 6o ano de escolaridade da escola básica e secundária (EB/S) de uma pequena vila, da costa atlântica portuguesa, no concelho de Alcobaça. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/510 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | por |
dc.subject | Etologia | por |
dc.subject | Desenvolvimento social | por |
dc.subject | Sociometria | por |
dc.subject | Relações entre pares | por |
dc.subject | Grupos | por |
dc.subject | Pré-adolescentes | por |
dc.subject | Etology | por |
dc.subject | Social development | por |
dc.subject | Sociometry | por |
dc.subject | Peers relations | por |
dc.subject | Groups | por |
dc.subject | Preadolescents | por |
dc.title | Organização social de pré-adolescentes em contexto escolar | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |