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Organização social de pré-adolescentes em contexto escolar

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Abstract(s)

Nas últimas décadas a investigação tem enfatizado a importância da relação de pares na socialização das crianças e adolescentes. Os anos de escolaridade representam uma mudança drástica, para muitas crianças no mundo ocidental, com a integração num novo meio social, podendo os pares exercer uma enorme influência nesse processo. A participação em grupos sociais estáveis emerge na média infância, com formação de polidíades ou 'cliques' voluntárias e baseadas em grupos de amigos, particularmente importantes na escola. Os grupos de pares e a diversidade de relações afiliativas que se desenvolvem no seu seio contribuem para o bem estar emocional e cognitivo da criança, desempenhando um papel importante, enquanto agentes de socialização, na adopção de comportamentos prosociais e de atitudes e valores fundamentais para o seu desempenho e adaptação social. A investigação sobre organização social de grupos de pares tem estado tradicionalmente centrada nas diferenças individuais de estatuto social. Porém, nos últimos anos, surgiu uma nova metodologia de abordagem que, baseando-se no impacto dos factores situacionais e dos constrangimentos sociais, sustenta que os diversos papéis sociais adoptados pelos indivíduos, num determinado contexto, são em larga medida determinados pela actividade e pela composição do grupo, assumindo que o indivíduo possui uma certa plasticidade no plano comportamental que lhe permite adaptar-se a diferentes contextos sociais. A reputação social deverá, nesta perspectiva, ser examinada em função do contexto social e dos valores culturais praticados tanto pela instituição escolar como pelo grupo de pares. Este trabalho procura constituir um contributo para a compreensão dos fenómenos da organização afiliativa de pré-adolescentes em contexto escolar, procurando pesquisar a natureza e características das estruturas afiliativas que se desenvolvem no seio de um grupo de pré-adolescentes na sala de aula, assim como, possíveis relações entre a reputação social e pertença ao grupo afiliativo. A investigação abrangeu os alunos do 5o e 6o ano de escolaridade da escola básica e secundária (EB/S) de uma pequena vila, da costa atlântica portuguesa, no concelho de Alcobaça.

Description

Dissertação de Mestrado em Etologia

Keywords

Etologia Desenvolvimento social Sociometria Relações entre pares Grupos Pré-adolescentes Etology Social development Sociometry Peers relations Groups Preadolescents

Citation

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Journal Issue

Publisher

Instituto Superior de Psicologia Aplicada

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