Repository logo
 
Publication

Análise aplicada do comportamento como estratégia interventiva no desenvolvimento, aprendizagem e inclusão no jardim de infância : Um estudo de caso

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorGaitas, Sérgio
dc.contributor.authorBonifácio, Islânia Natanielly Mendes
dc.date.accessioned2022-02-03T12:01:51Z
dc.date.available2022-02-03T12:01:51Z
dc.date.issued2021-11-25
dc.descriptionDissertação de Mestrado rapresentada no ISPA — Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia da Educação.pt_PT
dc.description.abstractO presente estudo pretende investigar se uma intervenção fundamentada em estratégias da Análise Aplicada do Comportamento (AAC) propicia a inclusão de crianças com autismo no jardim de infância. Recorreu-se a um estudo de caso com base num indivíduo que frequenta a Educação Pré-escolar. O estudo decorreu em dois momentos distintos: 1) Entrevistas (Educadora e Mãe); e 2) observação do aluno, em sala de aula. Espera-se, com esta investigação, demonstrar como a AAC pode contribuir para a inclusão escolar de crianças diagnosticadas com autismo.pt_PT
dc.description.abstractThe present study intends to investigate whether an intervention based on Applied Behavior Analysis (AAC) strategies promotes the inclusion of children with autism in kindergarten. We used a case study based on an individual who attends pre-school education. The study took place in two different moments: 1) Interviews (Educator and Mother); and 2) student observation in the classroom. It is hoped, with this investigation, to demonstrate how AAC can contribute to the school inclusion of children diagnosed with autism.pt_PT
dc.identifier.tid202859002pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/8489
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectInclusão escolarpt_PT
dc.subjectAnálise aplicada comportamento (AAC)pt_PT
dc.subjectEstratégias interventivaspt_PT
dc.subjectSchool inclusionpt_PT
dc.subjectApplied behavior analysis (AAC)pt_PT
dc.subjectIntervention strategiespt_PT
dc.titleAnálise aplicada do comportamento como estratégia interventiva no desenvolvimento, aprendizagem e inclusão no jardim de infância : Um estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.namePsicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
25820.pdf
Size:
1.12 MB
Format:
Adobe Portable Document Format