Publication
Escritas inventadas no Jardim-de-Infância: comparando dois programas de intervenção
dc.contributor.author | Almeida, Tiago | |
dc.contributor.author | Silva, Ana Cristina | |
dc.date.accessioned | 2020-02-14T19:08:50Z | |
dc.date.available | 2020-02-14T19:08:50Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | O objetivo deste estudo foicomparar o efeito de dois programas de treino em escritas inventadasna qualidade das produções escritas e leitura.Participaram 100 crianças que não sabiam ler nem escrever, distribuídas por quatrogrupos experimentais e um de controle. Os grupos 1 e 2 seguiram a metodologia de Alves Martins, Albuquerque, Salvador e Silva (2013)e os grupos 3 e 4 a metodologia de Ouellette, Sénéchal e Haley (2013). Nos grupos 1 e 3 utilizaram-se palavras facilitadoras cuja sílaba inicial coincide com o nome da letra e nos grupos 2 e 4 palavras facilitadoras cuja sílaba inicial coincide com o som. Os grupos 1 e 2 tiveram resultados superiores aos grupos 3, 4 e controle. Palavras-chave: Educação Infantil; programas de alfabetização; fases de leitura. | pt_PT |
dc.description.abstract | El objetivo de este estudio fue comparar el efecto de dos programas de entrenamiento en escrituras inventadas en la calidad de las producciones escritura y lectura. Participaron 100 niños que no sabían leer y tampoco escribir, distribuidas por cuatro grupos experimentales y uno de control. Los grupos 1 y 2 siguieron la metodología de Alves Martins, Albuquerque, Salvador e Silva (2013) y los grupos 3 y 4 la metodología de Ouellette, Sénéchal y Haley (2013). En los grupos 1 y 3 se utilizaron palabras facilitadoras cuya sílaba inicial coincide con el nombre de la letra y en los grupos 2 y 4 palabras facilitadoras cuya sílaba inicial coincide con el sonido. Los grupos 1 y 2 tuvieron resultados superiores a los grupos 3, 4 y control. Palabras-clave: Educación Infantil; programas de alfabetización; etapas de lectura. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Fundação para a Ciência e Tecnologia - FCT | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Psicologia Escolar e Educacional Doi.:10.1590/2175-35392019012948 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.1590/2175-35392019012948 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 14138557 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/7404 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Associacao Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) | pt_PT |
dc.relation | UID/CED/04853/2016 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.title | Escritas inventadas no Jardim-de-Infância: comparando dois programas de intervenção | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Brasil | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 11 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1 | pt_PT |
oaire.citation.title | Psicologia Escolar e Educacional | pt_PT |
oaire.citation.volume | 23 | pt_PT |
person.familyName | Almeida | |
person.givenName | Tiago | |
person.identifier | https://scholar.google.pt/citations?hl=pt-PT&user=nEbwLVkAAAAJ | |
person.identifier.ciencia-id | 871B-812C-14A9 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3557-0623 | |
person.identifier.scopus-author-id | 25924238600 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 12bff6d0-5044-4649-8dab-9934cddda840 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 12bff6d0-5044-4649-8dab-9934cddda840 |