Repository logo
 
Publication

Escritas inventadas no Jardim-de-Infância: comparando dois programas de intervenção

dc.contributor.authorAlmeida, Tiago
dc.contributor.authorSilva, Ana Cristina
dc.date.accessioned2020-02-14T19:08:50Z
dc.date.available2020-02-14T19:08:50Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foicomparar o efeito de dois programas de treino em escritas inventadasna qualidade das produções escritas e leitura.Participaram 100 crianças que não sabiam ler nem escrever, distribuídas por quatrogrupos experimentais e um de controle. Os grupos 1 e 2 seguiram a metodologia de Alves Martins, Albuquerque, Salvador e Silva (2013)e os grupos 3 e 4 a metodologia de Ouellette, Sénéchal e Haley (2013). Nos grupos 1 e 3 utilizaram-se palavras facilitadoras cuja sílaba inicial coincide com o nome da letra e nos grupos 2 e 4 palavras facilitadoras cuja sílaba inicial coincide com o som. Os grupos 1 e 2 tiveram resultados superiores aos grupos 3, 4 e controle. Palavras-chave: Educação Infantil; programas de alfabetização; fases de leitura.pt_PT
dc.description.abstractEl objetivo de este estudio fue comparar el efecto de dos programas de entrenamiento en escrituras inventadas en la calidad de las producciones escritura y lectura. Participaron 100 niños que no sabían leer y tampoco escribir, distribuidas por cuatro grupos experimentales y uno de control. Los grupos 1 y 2 siguieron la metodología de Alves Martins, Albuquerque, Salvador e Silva (2013) y los grupos 3 y 4 la metodología de Ouellette, Sénéchal y Haley (2013). En los grupos 1 y 3 se utilizaron palabras facilitadoras cuya sílaba inicial coincide con el nombre de la letra y en los grupos 2 y 4 palabras facilitadoras cuya sílaba inicial coincide con el sonido. Los grupos 1 y 2 tuvieron resultados superiores a los grupos 3, 4 y control. Palabras-clave: Educación Infantil; programas de alfabetización; etapas de lectura.pt_PT
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e Tecnologia - FCTpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPsicologia Escolar e Educacional Doi.:10.1590/2175-35392019012948pt_PT
dc.identifier.doi10.1590/2175-35392019012948pt_PT
dc.identifier.issn14138557
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7404
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAssociacao Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)pt_PT
dc.relationUID/CED/04853/2016pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.titleEscritas inventadas no Jardim-de-Infância: comparando dois programas de intervençãopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage11pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titlePsicologia Escolar e Educacionalpt_PT
oaire.citation.volume23pt_PT
person.familyNameAlmeida
person.givenNameTiago
person.identifierhttps://scholar.google.pt/citations?hl=pt-PT&user=nEbwLVkAAAAJ
person.identifier.ciencia-id871B-812C-14A9
person.identifier.orcid0000-0002-3557-0623
person.identifier.scopus-author-id25924238600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication12bff6d0-5044-4649-8dab-9934cddda840
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery12bff6d0-5044-4649-8dab-9934cddda840

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Psicologia escolar e educacional.pdf
Size:
517.2 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: