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Parentalidade e comportamentos de risco na adolescĂȘncia

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Abstract(s)

A presente investigação teve como objetivo averiguar quais as prĂĄticas educativas parentais e qual o nĂ­vel de monitorização parental que mais tĂȘm associação com a adoção de comportamentos de risco na adolescĂȘncia e quais previnem estes comportamentos. Participaram neste estudo 90 alunos do ensino secundĂĄrio, que frequentavam duas escolas da regiĂŁo de Lisboa e Vale do Tejo (19 estudantes do 10Âș ano, 47 estudantes do 11Âș ano e 24 estudantes do 12Âș ano de escolaridade). De modo a concretizar os objetivos desta investigação, utilizaram-se trĂȘs instrumentos: (1) QuestionĂĄrio de Comportamentos de Risco: Youth Risk Behavior Survey (YRBS); (2) QuestionĂĄrio de PrĂĄticas Educativas Parentais: Egna Minnen av Betraffande Uppfostram (EMBU-A); (3) Subescala de Monitorização Parental do QuestionĂĄrio Health Behaviour in School-Aged Children (HBSC). Os principais resultados deste estudo demonstram que as prĂĄticas de rejeição parental podem potenciar uma maior frequĂȘncia de comportamentos de risco e uma maior adoção de comportamentos violentos, nomeadamente o envolvimento em lutas fĂ­sicas, enquanto as prĂĄticas de suporte emocional podem prevenir o consumo de drogas, nomeadamente a experimentação de drogas como o LSD, ĂĄcidos, ecstasy ou cogumelos. JĂĄ a monitorização parental parece prevenir o consumo exagerado de ĂĄlcool. Assim, conclui-se que existe associação entre algumas prĂĄticas educativas parentais/monitorização parental e a adoção de alguns comportamentos de risco por parte dos filhos adolescentes, ainda que nĂŁo tenham sido encontradas associaçÔes com todos os comportamentos e com todas as prĂĄticas estudadas.
This investigation aimed to identify the parental educational practices and the degree of parental monitoring most associated with risk behaviours in adolescents, and which prevent them. 90 secondary school students took part in this study, from two schools in the region of Lisbon and Tagus Valley (19 students in year 10, 47 students in year 11 and 24 students in year 12). In order to achieve the aim of this investigation, three instruments were used: (1) Risk Behaviours Questionnaire: Youth Risk Behavior Survey (YRBS); (2) Parental Educational Practices Questionnaire: Egna Minnen av Betraffande Uppfostram (EMBU-A); (3) Parental Monitoring subscale of the Health Behaviour in School-Aged Children Questionnaire (HBSC). The key findings of this study show that parental rejection practices may lead to a higher frequency of risk behaviours and a higher engagement in violent behaviours, particularly the involvement in physical fights, while emotional support practices may prevent drug use, such as LSD, acids, ecstasy or mushrooms. Parental monitoring, on the other hand, seems to prevent excessive alcohol consumption. In conclusion, there is an association between some parental educational practices/parental monitoring and the adoption of some risk behaviours by adolescents, although no link was found between all behaviours and practices studied.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia da Educação.

Keywords

PrĂĄticas educativas parentais Monitorização parental Comportamentos de risco Parentalidade AdolescĂȘncia Parental Educational Practices Parental Monitoring Risk Behaviours Parenting Adolescence

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