Repository logo
 
Publication

Emoções face à matemática e progressão na escolaridade : estudo longitudinal com alunos do 5º e 7º anos de escolaridade

dc.contributor.authorMata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
dc.contributor.authorPeixoto, Francisco
dc.contributor.authorMonteiro, Vera
dc.contributor.authorSanches, Cristina
dc.date.accessioned2017-06-22T17:43:39Z
dc.date.available2017-06-22T17:43:39Z
dc.date.issued2017-06
dc.description.abstractResumo: À medida que os alunos progridem na escolaridade enfrentam novos desafios que poderão ter influência nas emoções vivenciadas em contexto educativo. Para uma melhor compreensão desta problemática desenvolvemos um estudo longitudinal com o objetivo de estudar as emoções de alunos do 5º e 7º anos, face às aulas e testes de matemática, com a sua progressão na escolaridade. Em paralelo analisámos se o género e o desempenho a matemática introduziam alguma especificidade nas emoções vivenciadas. Participaram neste estudo 1266 alunos, que foram seguidos durante 3 anos e que no ano do início da recolha de dados 674 (53.2%) estavam no 5º ano e 592 (46.8%) no 7º ano de escolaridade. Os alunos responderam, uma vez por ano, a um questionário sobre as emoções que sentiam nas aulas e testes de matemática (aborrecimento, desânimo, zanga, ansiedade, prazer, orgulho, alívio). Os resultados apontam para um decréscimo global das emoções positivas e um aumento das emoções negativas. Contudo, mostram também que a ansiedade, a zanga e o alívio evidenciam um padrão diferente comparativamente às outras emoções com as mesmas valências. O desempenho e o grupo (5º/7º) também mostraram ser variáveis importantes para a compreensão das emoções com a progressão na escolaridade.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: As students progress in schooling they face new challenges which can impact on the emotions they feel in the educational context. To gain a better understanding of this process, a longitudinal research was developed to study Math emotions, perceived by students from 5th and 7th grades, as they progress through schooling. In addition gender and math performance effects were tested to see if any specificity on experienced emotions was introduced. Participants taking part were 1266 students, followed for 3 years. In the beginning of data collection, 674 (53,2%) of these were 5th graders and 592 (46,8%) were 7th graders. Students responded, once a year, in a questionnaire on the emotions they felt in relation to math classes and tests (boredom, hopelessness, anger, anxiety, enjoyment, proud, relief). The results showed a global decrease of positive emotions and an increase of negative emotions. However, emotions like anxiety, anger and relief, displayed a different pattern to those with the same valence. Academic Math performance and the group (5th/7th grade) were also identified as important variables to the understanding of students emotions through schooling.
dc.description.sponsorshipEste trabalho integra uma investigação mais alargada financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CPE-CED/121358/2010).pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMata, M. L. E. N., Peixoto, F., Monteiro, V., & Sanches, C. (2017). Emoções face à matemática e progressão na escolaridade: Estudo longitudinal com alunos do 5º e 7º anos de escolaridade. Análise Psicológica, 10(2), 125-144. https://doi.org/10.14417/ap.1227pt_PT
dc.identifier.doi10.14417/ap.1227pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5572
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdições ISPApt_PT
dc.relationEffects of school failure in affective components of learning: Relationships with self-representations, emotions,motivational orientations and learning environments
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEmoçõespt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectEscolaridadept_PT
dc.subjectEmotions
dc.subjectMath
dc.subjectSchooling
dc.titleEmoções face à matemática e progressão na escolaridade : estudo longitudinal com alunos do 5º e 7º anos de escolaridadept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleEffects of school failure in affective components of learning: Relationships with self-representations, emotions,motivational orientations and learning environments
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/PTDC%2FCPE-CED%2F121358%2F2010/PT
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage144pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage125pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volume35pt_PT
oaire.fundingStream3599-PPCDT
person.familyNamePeixoto
person.givenNameFrancisco
person.identifier347584
person.identifier.ciencia-id081A-0164-EFAB
person.identifier.orcid0000-0001-7193-2284
person.identifier.ridM-4348-2013
person.identifier.scopus-author-id57203935600
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication65b8cd2c-7f5b-4e9e-a449-2dbe238390d5
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery65b8cd2c-7f5b-4e9e-a449-2dbe238390d5
relation.isProjectOfPublicationcd52bd8f-ac15-4655-a31c-0554121b47d0
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscoverycd52bd8f-ac15-4655-a31c-0554121b47d0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AP, 2017_35 (2)_125-144.pdf
Size:
427.51 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: