Repository logo
 
Publication

Aprendizagem informal é a solução? A aprendizagem formal e informal no desempenho e nos estados de humor

dc.contributor.advisorAlmeida, Pedro Henrique Garcia Lopes de
dc.contributor.authorCachapa, Nelson Manuel Florêncio
dc.date.accessioned2015-06-22T18:29:40Z
dc.date.available2015-06-22T18:29:40Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitáriopor
dc.description.abstractRESUMO: A presente investigação apresenta evidências empíricas relativamente à relação entre a Aprendizagem Formal e Informal, os Estados de Humor e o Desempenho dos sujeitos. É também analisada relação entre os Estilos de Aprendizagem e o Desempenho nos participantes. Deste modo, foram criadas as seguintes hipóteses: O tipo de aprendizagem aplicado tem influência nos estados de humor dos indivíduos, o tipo de aprendizagem aplicado tem influência no desempenho individual dos participantes e ainda foi testado se os estilos de aprendizagem influenciam o desempenho individual dos participantes. Na realização desta investigação, foi recolhida uma amostra de 30 sujeitos, 10 por cada grupo, onde foi realizado um estudo de cariz experimental. Os resultados demonstram que o tipo de aprendizagem aplicado a cada grupo, não teve influencia, tanto nos estados de humor dos participantes, bem como no desempenho dos mesmos. Não foi também possível comprovar a existência de influência dos estilos de aprendizagem no desempenho dos participantes. Por último, as implicações teóricas e práticas são, igualmente discutidas.por
dc.description.abstractABSTRACT: This investigation presents empirical evidence on the relationships between the Formal and Informal Learning, Mood States and the Performance of subjects. It is also examined the relationship between Learning Styles and Performance in the participants. Thus, were created the following hypotheses: The type of applied learning has influence on moods of individuals, the type of applied learning influences the performance of individual participants and it was also tested if the learning styles influence the individual performance of participants. In conducting this research, it was collected a sample of 30 subjects, 10 per group, in which it was conducted an experimental study. The results demonstrate that the type of learning applied to each group, had no influence in both mood states of participants as well as the performance thereof. It was also not possible to prove the existence of influence of learning styles on participant’s performance. Finally, the theoretical and practical implications are also discussed.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/3789
dc.language.isoporpor
dc.subjectAprendizagem formalpor
dc.subjectAprendizagem informalpor
dc.subjectEstilos de aprendizagempor
dc.subjectEstados de humorpor
dc.subjectDesempenhopor
dc.subjectFormal learningpor
dc.subjectInformal learningpor
dc.subjectLearning stylespor
dc.subjectMood statespor
dc.subjectPerformancepor
dc.titleAprendizagem informal é a solução? A aprendizagem formal e informal no desempenho e nos estados de humorpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplinePsicologia Social e das Organizaçõespor
thesis.degree.levelMestre em Psicologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Social e das Organizaçõespor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
15269.pdf
Size:
4.15 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: