Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
112.76 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste estudo foram observadas 50 díades mãe-
-criança durante a realização conjunta de duas tarefas de resolução de problemas. As idades das crianças
situavam-se entre os 3 e os 5 anos. As díades mãe-
-criança foram observadas durante a realização
conjunta de duas tarefas de resolução de problemas.
As idades das crianças situavam-se entre os 3 e os 5
anos. As tarefas pretendiam evocar nas mães situações
didáticas (construção de uma série de comprimento de
dez réguas, com e sem modelo). O conteúdo do
discurso das mães foi analisado, de acordo com as
propostas de Wertsch (1985), considerando os
mecanismos semióticos que estabelecem o
funcionamento inter-psicológico (a abreviação e a
perspectiva referencial), que permitem a mediação
metacognitiva e cognitiva.
A participação das crianças foi avaliada a partir da
sua responsabilidade pela resolução da tarefa e
relacionada com o discurso de scaffolding (apoio) das
mães, considerando as variáveis escolaridade formal
das mães e desenvolvimento cognitivo e da linguagem
dos filhos.
Os resultados revelam que as mães adoptaram um
script geral de uma interacção de tutela, mas na
seriação com modelo os desafios metacognitivos
foram mais frequentes e na série sem modelo é a
mediação cognitiva que é proporcionalmente mais
elevada. Contudo, não se verifica qualquer relação
significativa entre o discurso das mães que incluem
desafios de nível superior, quer metacognitivos quer
cognitivos, e o nível de participação das crianças nas
tarefas. Estes resultados são discutidos em termos
das variáveis das crianças e das mães, numa
perspectiva sócio-construtivista do Representional
Redescription Model de Karmiloff Smith (1992). ------ ABSTRACT ------ The purpose of this research was to assess the
relation between mothers’ guidance speech and
children’s participation in the problem-solving tasks.
Fifty mother-child dyads were videotaped during two
joint problem-solving tasks. The children were aged
between 3 and 5. The tasks were designed to elicit a
didactic setting (the construction of a series of pieces
of different lengths, with and without a model). The
mothers’ speech was analysed according to its content,
as per Wertsch’s (1985) view of the semiotic devices
that adults use to establish inter-psychological
functioning (abbreviation and referential perspective),
and considering metacognitive and cognitive
mediation.
The children’s participation was assessed on the
basis of the extent to which they were responsible for
solving the problem and was related to the mothers’
scaffolding speech, with consideration given to the
variables mother’s formal schooling and the children’s
cognitive and language development. The results
reveal that the mothers adopted a general guidance
speech script, but in the seriation with a model the
metacognitive challenges were more frequent, while in
the series without a model it was the cognitive
mediation that was used relatively more often.
However, there was no significant relationship
between the discourse of the mothers who employed
higher level metacognitive or cognitive challenges
and the children’s participation in the tasks. These
results are discussed in terms of the child and mother variables on the basis of the socio-constructivist
perspective taken by Karmiloff Smith’s Representational
Redescription Model (1992).
Description
Keywords
Modelo de (re)descrição representacional Resolução conjunta de problemas mãe-criança Scaffolding Zona de desenvolvimento potencial Mother-child joint problem-solving Representational redescription model Scaffolding Zone of proximal development
Citation
Análise Psicológica, 28 (4), 543-563
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada