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O mediador de conflitos: Ser e saber: A formação e a transformação do profissional face ao conflito
dc.contributor.author | Robalo, Susana Martins Maurício | |
dc.date.accessioned | 2011-09-15T18:20:03Z | |
dc.date.available | 2011-09-15T18:20:03Z | |
dc.date.issued | 2006 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Psicologia Legal | por |
dc.description.abstract | Esta dissertação trata da transformação do profissional de mediação de conflitos para poder ser mediador, através duma cartografia das capacidades e das dificuldades sentidas por estes sujeitos, durante a sua aprendizagem. Era objectivo principal desta investigação, estudar como a formação em mediação de conflitos modifica o estilo de comunicação utilizado pelos indivíduos, na gestão de situações de conflito, designadamente ao nível da confrontação cara-a-cara com o outro, da exposição do próprio, da expressão de emoções, do seu conforto em tornar o seu comportamento privado em público e finalmente, da abordagem (aproximação ou retirada) ao conflito. O objectivo secundário era verificar se as variáveis dependentes seriam, de alguma forma, influenciadas por algumas das características sociais e profissionais dos sujeitos, como o género, a idade, a profissão e o contexto onde decorreu a formação. Procedeu-se à passagem de um inventário de gestão de conflitos, instrumento traduzido e adaptado do original Conflict Communication Scale, a 82 sujeitos de ambos os sexos (maioritariamente do sexo feminino), com idades compreendidas entre os 25 e os 54 anos, licenciados em Direito (54,9%) ou em Ciências Sociais ou Humanas e outras (45,1%), antes e depois de frequentarem uma formação em mediação de conflitos, com a duração de 130 horas, distribuídos por Coimbra (19), Porto (28), Faro (23) e Lisboa (12). Todas as sub-escalas apresentaram uma consistente subida nos seus valores, quando comparadas as respostas obtidas antes e depois da formação. Sendo esta subida resultado da frequência dos indivíduos na formação, com excepção para a sub-escala Confrontação. A sub-escala onde os indivíduos apresentaram valores, em média, mais elevados, foi na Confrontação (antes da formação), e na Expressão de emoções (depois da formação), seguindo-se-lhes a Exposição do próprio e por último, com resultados substancialmente mais baixos, as sub-escalas de Abordagem (aproximação vs. evitamento) ao conflito e Comportamento público/privado. Também em todas as sub-escalas, antes da formação e em grande maioria, depois da formação, verificou-se existir uma correlação positiva significativa, denotando uma dependência entre as sub-escalas utilizadas, tanto no pré-teste como no pós-teste, observando-se, no entanto, uma redução dos valores, alguns perdendo mesmo a significância, do primeiro para o segundo momento. Da análise em função das características sociográficas, verificaram-se diferenças significativas no género para sub-escala Abordagem ao conflito, antes da formação, com os elementos do sexo masculino a apresentarem valores superiores aos do sexo feminino; na idade, antes da formação, entre os grupos etários dos 25-28 anos e dos 32-37 anos, para a sub-escala Confrontação, com os indivíduos de mais idade a apresentarem resultados mais altos que os de menos idade e dos 29-31 anos e 38-54 anos, para a sub-escala Público/privado com os indivíduos de menor idade a apresentarem resultados superiores aos de maior idade; e na variável contexto da formação, para a sub-escala Público/privado entre os indivíduos a frequentar a formação em Coimbra, e após a frequência desta, quer com os que frequentaram no Porto, quer em Faro. Não se observaram quaisquer diferenças significativas entre os sujeitos de diferentes formações profissionais. Percebida que foi a importância de cada componente, através da formação, os valores passaram a assumir outra força, pressupondo-se uma transformação no olhar do profissional face ao conflito, bem como à maneira de conceber a sua relação com o outro, ou seja, a transformação pessoal necessária para se ser mediador de conflitos. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/858 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | por |
dc.subject | Psicologia legal | por |
dc.subject | Resolução de conflitos | por |
dc.subject | Instrumentos | por |
dc.subject | Resposta mediática | por |
dc.subject | Medidor | por |
dc.subject | Legal psychology | por |
dc.subject | Conflits resolution | por |
dc.subject | Instruments | por |
dc.subject | Mediated response | por |
dc.subject | Medication | por |
dc.subject | Mediator | por |
dc.title | O mediador de conflitos: Ser e saber: A formação e a transformação do profissional face ao conflito | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |