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Partner phubbing, adicção às redes sociais e vinculação na relação amorosa

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorCosta, Rui Miguel dos Santos Amaro
dc.contributor.authorCalheiros, Marta Cavaco
dc.date.accessioned2019-11-20T16:35:54Z
dc.date.available2019-11-20T16:35:54Z
dc.date.issued2019-09-25
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.pt_PT
dc.description.abstractO partner phubbing é descrito como o ato de usar ou ser distraído pelo smartphone enquanto se está na companhia do parceiro. Um dos objetivos do presente estudo é analisar as consequências do partner phubbing e da adicção às redes sociais na satisfação relacional, bem como explorar as intercorrelações entre a vinculação insegura, adicção às redes sociais, partner phubbing e satisfação relacional. O estudo conta com uma amostra de 207 indivíduos (106 mulheres e 101 homens). Utilizou-se um Questionário Sociodemográfico, o Teste de Adicção às Redes Sociais, a Escala Partner Phubbing, a Escala de Satisfação Relacional e o Questionário de Experiências com Relações Próximas. Os resultados revelaram associações negativas entre 1) o partner phubbing e a satisfação relacional, 2) entre a adicção às redes sociais e a satisfação relacional e entre 3) a vinculação insegura (preocupada e evitante) e a satisfação relacional. Houve associações positivas entre o partner phubbing e a adicção às redes sociais do próprio, e entre a vinculação preocupada e a adicção às redes sociais. Foi possível observar o efeito mediador da vinculação preocupada na relação entre a adicção às redes sociais e a satisfação relacional, na subamostra feminina. No presente estudo verificou-se que, em ambos os sexos, o partner phubbing, insatisfação na relação do próprio e maior grau de adicção às redes sociais do próprio se encontram interrelacionados.pt_PT
dc.description.abstractPartner phubbing is described as the act of using or being distracted by the smartphone while in the company of the partner. The present study examined the interrelations between partner phubbing, addiction to social media, relationship satisfaction and insecure attachment. This study has a sample of 207 individuals (106 women and 101 men). For this study, a Sociodemographic Questionnaire, the Addiction to Social Media Test, the Partner Phubbing Scale, the Relationship Satisfaction Scale, and the Experiences with Close Relationship Questionnaire, were used. The results show negative associations between 1) partner phubbing and relationship satisfaction, 2) between addiction to social media and relationship satisfaction, and 3) between insecure attachment (anxiety or avoidance) and relationship satisfaction. There were positive associations between partner phubbing and addiction to (own) social media, and between avoidant attachment and addiction to social media. Anxious attachment mediated the relationship between addiction to social media and relationship satisfaction, in the feminine subsample. In the present study, it was confirmed that, in both genders, partner phubbing, unsatisfaction with the relationship and a higher degree of addiction to their social media, are interrelated.pt_PT
dc.identifier.tid202300994pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7218
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectPartner phubbingpt_PT
dc.subjectAdicção às redes sociaispt_PT
dc.subjectSatisfação relacionalpt_PT
dc.subjectVinculação insegurapt_PT
dc.subjectAddiction to social mediapt_PT
dc.subjectRelationship satisfactionpt_PT
dc.subjectInsecure attachmentpt_PT
dc.titlePartner phubbing, adicção às redes sociais e vinculação na relação amorosapt_PT
dc.title.alternativeRui Miguel dos Santos Amaro Costapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.namePsicologiapt_PT

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