Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Partner phubbing, adicção às redes sociais e vinculação na relação amorosa

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
22614.pdf798.29 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O partner phubbing é descrito como o ato de usar ou ser distraído pelo smartphone enquanto se está na companhia do parceiro. Um dos objetivos do presente estudo é analisar as consequências do partner phubbing e da adicção às redes sociais na satisfação relacional, bem como explorar as intercorrelações entre a vinculação insegura, adicção às redes sociais, partner phubbing e satisfação relacional. O estudo conta com uma amostra de 207 indivíduos (106 mulheres e 101 homens). Utilizou-se um Questionário Sociodemográfico, o Teste de Adicção às Redes Sociais, a Escala Partner Phubbing, a Escala de Satisfação Relacional e o Questionário de Experiências com Relações Próximas. Os resultados revelaram associações negativas entre 1) o partner phubbing e a satisfação relacional, 2) entre a adicção às redes sociais e a satisfação relacional e entre 3) a vinculação insegura (preocupada e evitante) e a satisfação relacional. Houve associações positivas entre o partner phubbing e a adicção às redes sociais do próprio, e entre a vinculação preocupada e a adicção às redes sociais. Foi possível observar o efeito mediador da vinculação preocupada na relação entre a adicção às redes sociais e a satisfação relacional, na subamostra feminina. No presente estudo verificou-se que, em ambos os sexos, o partner phubbing, insatisfação na relação do próprio e maior grau de adicção às redes sociais do próprio se encontram interrelacionados.
Partner phubbing is described as the act of using or being distracted by the smartphone while in the company of the partner. The present study examined the interrelations between partner phubbing, addiction to social media, relationship satisfaction and insecure attachment. This study has a sample of 207 individuals (106 women and 101 men). For this study, a Sociodemographic Questionnaire, the Addiction to Social Media Test, the Partner Phubbing Scale, the Relationship Satisfaction Scale, and the Experiences with Close Relationship Questionnaire, were used. The results show negative associations between 1) partner phubbing and relationship satisfaction, 2) between addiction to social media and relationship satisfaction, and 3) between insecure attachment (anxiety or avoidance) and relationship satisfaction. There were positive associations between partner phubbing and addiction to (own) social media, and between avoidant attachment and addiction to social media. Anxious attachment mediated the relationship between addiction to social media and relationship satisfaction, in the feminine subsample. In the present study, it was confirmed that, in both genders, partner phubbing, unsatisfaction with the relationship and a higher degree of addiction to their social media, are interrelated.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.

Keywords

Partner phubbing Adicção às redes sociais Satisfação relacional Vinculação insegura Addiction to social media Relationship satisfaction Insecure attachment

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue