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Advisor(s)
Abstract(s)
ABSTRACT: Purpose – The purpose of this paper is to assess differences between employees of family and non-family
firms regarding their perceptions of employer branding and psychological contract levels. Moreover, focusing
on family firms, the authors assess the relation between the employees’ perceptions of employer branding and
the psychological contract levels.
Design/methodology/approach – The empirical evidence is provided by a sample of 165 Portuguese
employees, 76 employees of family firms and 89 non-family firms’ employees, who responded to a questionnaire that included employer branding and psychological contract measures. All respondents study
in small and medium-sized private companies.
Findings – The results confirmed the research hypotheses, suggesting that employees of family companies
show higher perceptions of employer branding and psychological contract levels than employees of nonfamily companies. Results also reveal that the perceptions of employer branding are positively related to the
psychological contract levels of the family firm’s employees.
Originality/value – This paper aims to contribute to the literature by addressing two contemporary
organizational aspects yet under-addressed in the comparison between family and non-family firms while
pursuing to offer insights on the relationship between the perceptions s of employer branding and levels of the
psychological contract of employees working in family firms.
RESUMEN: Objetivo – O objetivo deste artigo é avaliar diferenças entre colaboradores de empresas familiares e não familiares no que respeita às suas perceções das pr aticas de employer branding e níveis de contrato psicol ogico. Além disso, com foco nas empresas familiares, foi avaliada a relação entre as perceções de employer branding dos colaboradores e os níveis de contrato psicol ogico. Design/metodologia/abordagem – A evidência empírica é baseada numa amostra de 165 trabalhadores portugueses, 76 colaboradores de empresas familiares e 89 de empresas não familiares. Os participantes responderam a um question ario que avaliou as perceções sobre as pr aticas de employer branding e os níveis de contrato psicol ogico. Todos os respondentes trabalham em empresas privadas de pequena e média dimensão. Resultados – Os resultados confirmaram as hip oteses de investigação, sugerindo que os colaboradores de empresas familiares apresentam perceções de employer branding e níveis de contrato psicol ogico mais elevados do que os colaboradores de empresas não familiares. Os resultados revelaram ainda que as perceções de employer branding estão positivamente relacionadas com os níveis de contrato psicol ogico dos colaboradores de empresas familiares. Originalidade/valor – Este artigo tem como objetivo contribuir para a literatura ao abordar dois aspetos organizacionais contemporâneos ainda pouco estudados na comparação entre empresas familiares e não familiares. Procurando, ainda, que oferecer insights sobre a relação entre as perceções de employer branding e os níveis de contrato psicológico dos colaboradores de empresas familiares.
RESUMEN: Objetivo – O objetivo deste artigo é avaliar diferenças entre colaboradores de empresas familiares e não familiares no que respeita às suas perceções das pr aticas de employer branding e níveis de contrato psicol ogico. Além disso, com foco nas empresas familiares, foi avaliada a relação entre as perceções de employer branding dos colaboradores e os níveis de contrato psicol ogico. Design/metodologia/abordagem – A evidência empírica é baseada numa amostra de 165 trabalhadores portugueses, 76 colaboradores de empresas familiares e 89 de empresas não familiares. Os participantes responderam a um question ario que avaliou as perceções sobre as pr aticas de employer branding e os níveis de contrato psicol ogico. Todos os respondentes trabalham em empresas privadas de pequena e média dimensão. Resultados – Os resultados confirmaram as hip oteses de investigação, sugerindo que os colaboradores de empresas familiares apresentam perceções de employer branding e níveis de contrato psicol ogico mais elevados do que os colaboradores de empresas não familiares. Os resultados revelaram ainda que as perceções de employer branding estão positivamente relacionadas com os níveis de contrato psicol ogico dos colaboradores de empresas familiares. Originalidade/valor – Este artigo tem como objetivo contribuir para a literatura ao abordar dois aspetos organizacionais contemporâneos ainda pouco estudados na comparação entre empresas familiares e não familiares. Procurando, ainda, que oferecer insights sobre a relação entre as perceções de employer branding e os níveis de contrato psicológico dos colaboradores de empresas familiares.
Description
Keywords
Family business Psychological contract Employer branding Empresas familiares Contrato psicológico
Citation
Pimentel, D., Almeida, P., Marques-Quinteiro, P., & Sousa, M. (2021). Employer branding and psychological contract in family and non-family firmsEmployer branding e contrato psicológico em empresas familiares e não familiaresEmployer branding y contrato psicológico en empresas familiares y no familiares. Management Research: The Journal of the IberoAmerican Academy of Management, 19(3/4), 213–230.
Publisher
Emerald Group Publishing Ltd.