Repository logo
 
Publication

Reputação organizacional, satisfação e desempenho : Um estudo no sector da saúde

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorCesário, Francisco José Santos
dc.contributor.authorOliveira, Ana Cristina Carvalhal de
dc.date.accessioned2016-04-16T09:28:17Z
dc.date.available2016-04-16T09:28:17Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.description.abstractEste estudo visa fornecer evidências empíricas adicionais sobre o impacto da Reputação Organizacional na Satisfação Laboral e no Desempenho Individual. Para esse fim hipotetizou-se: (1) um impacto positivo da Reputação Organizacional no Desempenho; (2) um impacto positivo da Reputação Organizacional na Satisfação Laboral. Participaram neste estudo 114 participantes, colaboradores em diversos hospitais sediados no território português, para a realização do estudo elaborou-se um questionário composto por três escalas (Reputação Organizacional, Satisfação Laboral e Desempenho). Os resultados revelaram que no sector privado todas as dimensões da reputação organizacional estão significativamente correlacionadas com a satisfação laboral, com excepção da inovação, liderança e desempenho financeiro. Relativamente ao desempenho todas as dimensões estão correlacionadas com excepção do desempenho financeiro. No entanto quando analisamos estas relações no sector público verifica-se que todas as dimensões da reputação organizacional estão significativamente correlacionadas com a satisfação, mas nenhuma se correlaciona com o desempenho. Relativamente aos modelos investigados nenhum se revelou significativo.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: This study aims to provide empirical evidence about the impact of Organizational Reputation on job satisfaction and Individual performance. To this end hypothesized: (1) a positive impact Organizational performance reputation; (2) a positive impact of Organizational Reputation in job satisfaction. 114 participants participated in this study, employees at several hospitals located in Portuguese territory. For the realization of the study a questionnaire of three scales has been composed (Organizational Reputation, job satisfaction and performance). The results showed that in the private sector all dimensions of organizational reputation are significantly correlated with job satisfaction, with the exception of innovation, leadership and financial performance. Regarding the performance all dimensions are correlated with the exception of financial performance. However when we analyze these relations in the public sector we can verify that all dimensions of organizational reputation are significantly correlated with satisfaction, but none correlates with the performance. None of the models investigated proved significant.pt_PT
dc.identifier.tid201036886pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/4552
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectReputação organizacionalpt_PT
dc.subjectSatisfação laboralpt_PT
dc.subjectDesempenhopt_PT
dc.subjectOrganizational reputationpt_PT
dc.subjectJob satisfactionpt_PT
dc.subjectPerformancept_PT
dc.titleReputação organizacional, satisfação e desempenho : Um estudo no sector da saúdept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Social e das Organizaçõespt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
20117.pdf
Size:
1.74 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: