Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Reputação organizacional, satisfação e desempenho : Um estudo no sector da saúde

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
20117.pdf1.74 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este estudo visa fornecer evidências empíricas adicionais sobre o impacto da Reputação Organizacional na Satisfação Laboral e no Desempenho Individual. Para esse fim hipotetizou-se: (1) um impacto positivo da Reputação Organizacional no Desempenho; (2) um impacto positivo da Reputação Organizacional na Satisfação Laboral. Participaram neste estudo 114 participantes, colaboradores em diversos hospitais sediados no território português, para a realização do estudo elaborou-se um questionário composto por três escalas (Reputação Organizacional, Satisfação Laboral e Desempenho). Os resultados revelaram que no sector privado todas as dimensões da reputação organizacional estão significativamente correlacionadas com a satisfação laboral, com excepção da inovação, liderança e desempenho financeiro. Relativamente ao desempenho todas as dimensões estão correlacionadas com excepção do desempenho financeiro. No entanto quando analisamos estas relações no sector público verifica-se que todas as dimensões da reputação organizacional estão significativamente correlacionadas com a satisfação, mas nenhuma se correlaciona com o desempenho. Relativamente aos modelos investigados nenhum se revelou significativo.
ABSTRACT: This study aims to provide empirical evidence about the impact of Organizational Reputation on job satisfaction and Individual performance. To this end hypothesized: (1) a positive impact Organizational performance reputation; (2) a positive impact of Organizational Reputation in job satisfaction. 114 participants participated in this study, employees at several hospitals located in Portuguese territory. For the realization of the study a questionnaire of three scales has been composed (Organizational Reputation, job satisfaction and performance). The results showed that in the private sector all dimensions of organizational reputation are significantly correlated with job satisfaction, with the exception of innovation, leadership and financial performance. Regarding the performance all dimensions are correlated with the exception of financial performance. However when we analyze these relations in the public sector we can verify that all dimensions of organizational reputation are significantly correlated with satisfaction, but none correlates with the performance. None of the models investigated proved significant.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário

Keywords

Reputação organizacional Satisfação laboral Desempenho Organizational reputation Job satisfaction Performance

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License