Repository logo
 
Publication

A importância dos motivos hedónicos e eudaimonicos para as atividades e a sua relação com a adaptação no ensino superior e o sucesso escolar

dc.contributor.advisorGouveia, Maria João Pinheiro Morais
dc.contributor.authorAntónio, Bárbara Garcia
dc.date.accessioned2023-11-29T14:21:12Z
dc.date.available2023-11-29T14:21:12Z
dc.date.issued2022-11-04
dc.date.submitted2023-11-29
dc.descriptionDissertação de Mestrado realizada sob a orientação da Professora Doutora Maria João Gouveia, apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Mestre em Psicologia Clínica.pt_PT
dc.description.abstractApesar da literatura indiciar uma relação entre o bem-estar (Bauer & McAdams, 2010; Huta & Ryan, 2010; Steger et al., 2008) e a orientação eudaimonica (procura de desenvolvimento pessoal) e/ou hedónica (procura de conforto) (Huta, 2016; Ryan & Deci, 2001; Ryan et al., 2008), poucos são os estudos sobre os fatores que levam à escolha de um estilo de vida sobre o outro na universidade. Este estudo tem como objetivo relacionar as orientações (eudaimónica e hedónica) com variáveis associadas à adaptação no ensino superior e com o sucesso escolar. Numa amostra de 405 universitários, completou-se um questionário online, integrando aspetos sociodemográficos, os instrumentos Escala dos Motivos Hedónicos e Eudaimónicos para as Atividades e um questionário que reúne um conjunto de escalas que avaliam medidas de adaptação à universidade. Foram efetuadas análises de estatística descritiva, fatorial, correlações bivariadas e análises de regressão. Os resultados indicaram que, uma orientação eudaimonica está relacionada de forma significativa com as variáveis: certeza do curso escolhido; relevância e aplicação prática do curso; desenvolvimento pessoal; importância dos estudos; tempo, esforço e stress e problemas na universidade. Já a orientação hedónica, está relacionada significativa e positivamente com os construtos: relacionamento com professores e relacionamento com colegas. Constata-se que as variáveis: identificação com o curso e emoções experienciadas durante o curso estão relacionadas de forma significativa com ambas as orientações. No modelo de mediação o construto relevância e aplicação prática do curso é um mediador total e negativo da relação entre a orientação hedónica e o sucesso escolar.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Despite the existing literature indicating a connection between personal well-being and healthy development (Bauer & McAdams, 2010; Huta & Ryan, 2010; Stege et al., 2008), as related to their eudaimonic (desire for personal growth) and/or hedonic (desire for comfort, pleasure) orientations (Huta, 2016; Ryan & Deci, 2001; Ryan et al., 2008), few studies focus on which factors influence favoring a lifestyle over another. As such, this research seeks to investigate the potential relationship between the orientations (eudaimonic and hedonic) with academic success and variables connected to adaptation in a university context. The sample population of 405 university students, with data collected via an online questionnaire, comprised by an initial section to compile socio-demographic information, alongside the instrument: Hedonic and Eudaimonic Motives for Activities and a questionnaire that utilizes several scales intended to evaluate adaptation to higher education. Statistical analysis included descriptive and factorial analysis, in addition to bivariate correlations and linear regressions. Results indicated that, an eudaimonic orientation displays a significant correlation in regard to: course certainty; practical application of course; personal development; importance of studies; time, effort and stress; academic challenges. Regarding hedonic orientation, a significant correlation was displayed regarding both relationships with teachers and colleagues. Additionally, the scales of identification with the course and emotions were found significantly correlated to both orientations. Lastly, through the mediation model, the relevance/practical of course application scale was shown to be a negative mediator between hedonic orientation and academic success.pt_PT
dc.identifier.tid203108183pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/9305
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectOrientação eudaimónicapt_PT
dc.subjectOrientação hedónicapt_PT
dc.subjectAdaptaçãopt_PT
dc.subjectSucesso Escolarpt_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.subjectEudaimonic orientationpt_PT
dc.subjectHedonic Orientationpt_PT
dc.subjectAdaptationpt_PT
dc.subjectAcademic successpt_PT
dc.subjectHigher Educationpt_PT
dc.titleA importância dos motivos hedónicos e eudaimonicos para as atividades e a sua relação com a adaptação no ensino superior e o sucesso escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
25022_bárbara_antónio_dissertação.pdf
Size:
2.42 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: