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- Características sociodemográficas, sintomatológicas e de personalidade dos homens portugueses vítimas de violência no contexto das relações de intimidadePublication . Abelho, Madalena Peixoto; Almeida, Telma Sofia de SousaO presente estudo teve como principal objetivo explorar as características dos homens adultos portugueses vítimas de violência no contexto das relações de intimidade, comparativamente às mulheres vítimas deste fenómeno, no que concerne a dados sociodemográficos, sintomatologia e traços de personalidade. A investigação nasceu da necessidade de se compreender melhor este fenómeno em Portugal, decorrente da escassez de estudos nacionais e internacionais que analisem a experiência de vitimização masculina. Participaram neste estudo 245 indivíduos, 127 do sexo feminino e 118 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 18 e os 75 anos. A recolha de dados teve por base um questionário sociodemográfico, o Inventário de Violência Conjugal (IVC), o Brief Symptom Inventory 18 (BSI-18) e o NEO–FFI–20. Os resultados demonstraram que a violência nas relações de intimidade é um fenómeno independente do nível de escolaridade e do nível socioeconómico das vítimas. Verificou-se também uma predominância da violência psicológica face à violência física, apesar de os homens vítimas reportarem sofrer significativamente mais de maus-tratos físicos do que as mulheres. Por fim, verificou-se que os participantes que reportaram terem sido vítimas de violência em contexto de intimidade manifestaram scores superiores ao nível da sintomatologia e do neutoriticismo, do que os participantes que reportaram não terem sido vítimas de violência.
- A importância dos motivos hedónicos e eudaimonicos para as atividades e a sua relação com a adaptação no ensino superior e o sucesso escolarPublication . António, Bárbara Garcia; Gouveia, Maria João Pinheiro MoraisApesar da literatura indiciar uma relação entre o bem-estar (Bauer & McAdams, 2010; Huta & Ryan, 2010; Steger et al., 2008) e a orientação eudaimonica (procura de desenvolvimento pessoal) e/ou hedónica (procura de conforto) (Huta, 2016; Ryan & Deci, 2001; Ryan et al., 2008), poucos são os estudos sobre os fatores que levam à escolha de um estilo de vida sobre o outro na universidade. Este estudo tem como objetivo relacionar as orientações (eudaimónica e hedónica) com variáveis associadas à adaptação no ensino superior e com o sucesso escolar. Numa amostra de 405 universitários, completou-se um questionário online, integrando aspetos sociodemográficos, os instrumentos Escala dos Motivos Hedónicos e Eudaimónicos para as Atividades e um questionário que reúne um conjunto de escalas que avaliam medidas de adaptação à universidade. Foram efetuadas análises de estatística descritiva, fatorial, correlações bivariadas e análises de regressão. Os resultados indicaram que, uma orientação eudaimonica está relacionada de forma significativa com as variáveis: certeza do curso escolhido; relevância e aplicação prática do curso; desenvolvimento pessoal; importância dos estudos; tempo, esforço e stress e problemas na universidade. Já a orientação hedónica, está relacionada significativa e positivamente com os construtos: relacionamento com professores e relacionamento com colegas. Constata-se que as variáveis: identificação com o curso e emoções experienciadas durante o curso estão relacionadas de forma significativa com ambas as orientações. No modelo de mediação o construto relevância e aplicação prática do curso é um mediador total e negativo da relação entre a orientação hedónica e o sucesso escolar.