Repository logo
 
Publication

Programa de intervenção nas interacções pais-filhos “Desenvolver a Sorrir” – Estudo exploratório

dc.contributor.authorZuzarte, Michelle Cristina Luis
dc.contributor.authorCalheiros, Maria Manuela
dc.date.accessioned2018-02-07T16:00:52Z
dc.date.available2018-02-07T16:00:52Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractEste artigo descreve um Programa de intervenção nas interacções pais-filhos, em contextos lúdicos de aprendizagem, o qual é direccionado para famílias “de risco” com crianças até aos 3 anos. Apresenta ainda, um estudo de carácter exploratório onde se avalia a eficácia do programa. O Programa, que tem por objectivo desenvolver competências parentais através da modelagem e experimentação de interacções positivas em sete sessões, foi aplicado a 19 díades pais (Idade M=28.5; DP=9.48) criança (Idade M=21 meses; DP=0.99) em contexto domiciliário. As interacções das 19 díades foram avaliadas com o NCATS – Teaching Scale e o HOME utilizando-se um desenho de avaliação pré-pós teste. Os resultados indicam diferenças significativas em todas as áreas do meio da criança (estimulação diária, materiais lúdicos, ambiente, envolvimento e responsividade emocional e verbal dos pais) e da qualidade da interacção das díades (sensibilidade aos sinais, resposta ao descontentamento, promoção do desenvolvimento, clareza dos sinais e responsividade ao adulto). Não obstante o carácter exploratório do estudo, considera-se que quer a adesão e satisfação dos pais, quer os efeitos positivos do programa nas interacções das díades apontam para a pertinência da prossecução do seu estudo de validação com vista à sua generalização.pt_PT
dc.description.abstractThis article describes a Program for intervention in parent-child interactions, in playful learning contexts, aimed at “at-risk” families, with children up to age 3. An exploratory study is also presented, wherein the efficiency of the program is evaluated. The Program, whose activities aim to develop parental competencies, through modeling and experimentation of positive interactions in seven sessions, was applied to 19 parent (Age M=28.5; S.D.=9.48) child (Age M=21 months; S.D.=0.99) dyads, in the home environment. The pre-post test design evaluated the interactions of 19 parent-child dyads, using the NCATS Teaching Scale and HOME. Significant differences were found in all the areas of the child’s environment (daily stimulation, play material, physical and temporal environment, emotional and verbal responsiveness of the parents) and in the quality of the dyad’s interaction (sensitivity to signs, response to distress, promoting development, clarity of child’s signs and responsiveness to adult). Even though this is an exploratory study, the parent adherence and satisfaction, as well as the positive effects of the program on the dyads interactions suggest the importance of continuing studies to validate the Program, in order to generalize it’s application.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAnálise Psicoloógica, 28(3), 491-504.pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/6160
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_PT
dc.subjectFamílias de riscopt_PT
dc.subjectInteracçãopt_PT
dc.subjectPais-filhospt_PT
dc.subjectPrograma de intervençãopt_PT
dc.subjectAt risk familiespt_PT
dc.subjectChild developmentpt_PT
dc.subjectIntervention programpt_PT
dc.subjectParent-child interactionspt_PT
dc.titlePrograma de intervenção nas interacções pais-filhos “Desenvolver a Sorrir” – Estudo exploratóriopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage504pt_PT
oaire.citation.issue3pt_PT
oaire.citation.startPage491pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volume28pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2010_28(3)_491.pdf
Size:
98.66 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: