Advisor(s)
Abstract(s)
The objective of this study was to understand the ideal partner conceptions, verify how they relate to real partners and what impact this relationship has on the love experience. For this, the theoretical model matching hypothesis was used. Thus, a questionnaire was used in order to measure the ideal and real partners (Ideal Partner and Relationship Scales) and another to measure the experience of love in the relationship (Relationship Rating Form). The sample was of convenience and had a total of 185 participants. The results showed a correlation between the ideal and real partner. Furthermore, they demonstrated that this correlation can have a positive and/or negative impact on the experience of love. The experience of love in the relationship, in turn, seems to be more related to dimensions underlying affection and trust, such as communication, than to dimensions underlying status or attractiveness. Taking this into account, it was concluded that the feeling of love is dependent on a more communicative and loving partner, with more superficial variables leading to a lower feeling of love.
O objetivo deste estudo foi compreender as conceções de parceiro ideal, verificar como se relacionam com parceiros reais e que impacto tem esta relação na experiência de amor. Para isso usou-se o modelo teórico matching hipothesis. Deste modo, utilizou-se um questionário com o intuito de medir os parceiros ideal e real (Escala do Parceiro e do Relacionamento Ideal) e outro para medir a experiência de amor na relação (Formulário de Avaliação da Relação). A amostra foi de conveniência e teve um total de 185 participantes. Os resultados mostraram uma correlação entre o parceiro ideal e real. Além disso, demonstraram que esta correlação pode ter um impacto positivo e/ou negativo na experiência de amor. A experiência de amor na relação, por sua vez, parece estar mais relacionada com dimensões subjacentes ao carinho e à confiança, como é o caso da comunicação, do que com dimensões subjacentes ao estatuto ou à atratividade. Tendo isso em consideração, concluiu-se que o sentimento de amor está dependente de um parceiro mais comunicativo e amoroso, sendo variáveis mais superficiais conducentes a um menor sentimento de amor.
O objetivo deste estudo foi compreender as conceções de parceiro ideal, verificar como se relacionam com parceiros reais e que impacto tem esta relação na experiência de amor. Para isso usou-se o modelo teórico matching hipothesis. Deste modo, utilizou-se um questionário com o intuito de medir os parceiros ideal e real (Escala do Parceiro e do Relacionamento Ideal) e outro para medir a experiência de amor na relação (Formulário de Avaliação da Relação). A amostra foi de conveniência e teve um total de 185 participantes. Os resultados mostraram uma correlação entre o parceiro ideal e real. Além disso, demonstraram que esta correlação pode ter um impacto positivo e/ou negativo na experiência de amor. A experiência de amor na relação, por sua vez, parece estar mais relacionada com dimensões subjacentes ao carinho e à confiança, como é o caso da comunicação, do que com dimensões subjacentes ao estatuto ou à atratividade. Tendo isso em consideração, concluiu-se que o sentimento de amor está dependente de um parceiro mais comunicativo e amoroso, sendo variáveis mais superficiais conducentes a um menor sentimento de amor.
Description
Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade Psicologia Clínica.
Keywords
Amor Parceiro ideal Parceiro real Love Ideal partner Real partner