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Quais as razões por detrás da intenção de saída ou permanência numa organização?

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorAndrade, Luís José Nunes
dc.contributor.authorRamos, Inês Soares
dc.date.accessioned2023-02-22T16:34:34Z
dc.date.available2023-02-22T16:34:34Z
dc.date.issued2022-12-17
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Social e das Organizações.pt_PT
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo compreender o efeito que as práticas de Responsabilidade Social Organizacional (RSO) e Employer Attractiveness (EA) têm na Intenção de Saída Organizacional, e o impacto da idade nestas relações. Além de pretender-se identificar as práticas de RSO e EA que exercem maior efeito na Intenção de Saída. Este estudo contou com a participação de 324 indivíduos, 112 do sexo masculino (35%) e 212 do sexo feminino (65%), com idades compreendidas entre 20 e 64 anos. Para mensurar estas variáveis foram utilizadas Corporate Social Responsability Scale (Turker, 2009b), Employer Attractiveness Scale (Puri, 2018) e a Escala de Intenções de Saída Organizacional (Bártolo-Ribeiro, 2018). Os resultados revelam que práticas de RSO diminuem a Intenção de Saída e aumentam a Intenção de Permanência; práticas de EA também diminuem a Intenção de Saída e aumentam a Intenção de Permanência; Idade moderou a relação entre o Valor de Valorização e Crescimento Profissional e a Intenção de Permanência; práticas de Valor Valorização e Crescimento Profissional e o Valor Inovação e Reconhecimento têm maior efeito na Intenção de Saída, enquanto que práticas de RSO e de Valor Valorização e Crescimento Profissional têm maior efeito na Intenção de Permanência. A partir deste estudo, analisa-se as práticas de RSO e EA que promovem e/ou diminuem a Intenção de Saída e Intenção de Permanência, atendendo ao contexto multigeracional atual. Assim, este estudo possibilitará às organizações antecipar a sua saída voluntária, adotando atempadamente práticas que promovam Intenção de Permanência e diminuem Intenção de Saída.pt_PT
dc.description.abstractThe present study aims to understand the effect that Corporate Social Responsibility (CSR) and Employer Attractiveness (EA) practices have on Intention to Leave, and if employee´s age moderates these relationships. In addition to identifying the CSR and EA practices that have the greatest effect on Intention to Leave. This study had the participation of 324 individuals, 112 males (35%) and 212 females (65%), aged between 20 and 64 years. To measure these variables, the Corporate Social Responsibility Scale (Turker, 2009b), the Employer Attractiveness Scale (Puri, 2018) and the Organizational Exit Intention Scale (Bártolo-Ribeiro, 2018) were used. The results reveal that CSR practices decrease the Intention to Leave and increase the Intent to Stay; EA practices also decrease Intention to Leave and increase Intention to Stay; Age moderated the relationship between the Value of Appreciation and Professional Growth and the Intention to Stay; practices of Value of Appreciation and Professional Growth and Value of Innovation and Recognition have a greater effect on Intention to Leave, while CSR and Value of Appreciation and Professional Growth have a greater effect on Intention to Stay. From this study, we analyze the practices of CSR and EA that promote and/or reduce the Intention to Leave and Intention to Stay, given the current multigenerational context. Thus, this study will enable organizations to anticipate their voluntary departure, timely adopting practices that promote Intention to Stay and decrease Intention to Leave.pt_PT
dc.identifier.tid203159802pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/9041
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectResponsabilidade social organizacionalpt_PT
dc.subjectEmployer attractivenesspt_PT
dc.subjectIntenção de saídapt_PT
dc.subjectIdadept_PT
dc.subjectCorporate social responsabilitypt_PT
dc.subjectIntention to leavept_PT
dc.subjectAgept_PT
dc.titleQuais as razões por detrás da intenção de saída ou permanência numa organização?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.namePsicologiapt_PT

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