Repository logo
 
Publication

A mediação e a criação de novos contextos educativos

dc.contributor.authorFavinha, Marília
dc.date.accessioned2017-03-25T13:39:28Z
dc.date.available2017-03-25T13:39:28Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractA educação, como qualquer ciência humana, está carregada de diferenças e igualdades. E todos os problemas que aí se apresentam devem de ser colocados numa perspetiva de colaboração/parceria e diálogo, pondo em evidência os problemas, mas também as respetivas alternativas de resolução, num quadro articulado de compreensão/valorização dessas diferenças. É nesta perspetiva que nos propomos apresentar esta comunicação, partindo de uma reflexão profunda e sustentada bibliograficamente, sobre os efeitos educativos/formativos da estratégia da Mediação, seja ela implementada entre ou inter pares. É comum pensar-se na Mediação como uma técnica aplicada em variadíssimos contextos, sempre com o intuito final da mais viável e positiva resolução de conflitos. É também neste sentido que se deve conceber a sua aplicação no campo da Educação. Na Escola, o Diretor de Turma pode assumir um importante papel no desenvolvimento desta nova perspetiva. Nesse sentido, seria o dinamizador, por excelência, das estratégias de Mediação: na relação com os alunos; na relação com o corpo docente; na relação com os órgãos de gestão ou com os Encarregados de Educação. Relativamente às vantagens da Mediação, podemos apontar a gestão melhorada dos conflitos (prevenção e redução de sanções e de processos disciplinares); uma maior motivação para a frequência da escola e, consequentemente, uma aprendizagem com maior sucesso e a promoção de um crescimento mais saudável.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.287-295). Lisboa: ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.identifier.issn978-989-8384-15-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5358
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectMediaçãopt_PT
dc.subjectNovos contextos educativospt_PT
dc.titleA mediação e a criação de novos contextos educativospt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage295pt_PT
oaire.citation.startPage287pt_PT
oaire.citation.title12º Colóquio de Psicologia e Educaçãopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CPE_12_287-295.pdf
Size:
186.14 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: