Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
186.14 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A educação, como qualquer ciência humana, está carregada de diferenças e igualdades.
E todos os problemas que aí se apresentam devem de ser colocados numa perspetiva de
colaboração/parceria e diálogo, pondo em evidência os problemas, mas também as respetivas
alternativas de resolução, num quadro articulado de compreensão/valorização dessas diferenças. É
nesta perspetiva que nos propomos apresentar esta comunicação, partindo de uma reflexão
profunda e sustentada bibliograficamente, sobre os efeitos educativos/formativos da estratégia da
Mediação, seja ela implementada entre ou inter pares. É comum pensar-se na Mediação como
uma técnica aplicada em variadíssimos contextos, sempre com o intuito final da mais viável e
positiva resolução de conflitos. É também neste sentido que se deve conceber a sua aplicação no
campo da Educação. Na Escola, o Diretor de Turma pode assumir um importante papel no
desenvolvimento desta nova perspetiva. Nesse sentido, seria o dinamizador, por excelência, das
estratégias de Mediação: na relação com os alunos; na relação com o corpo docente; na relação
com os órgãos de gestão ou com os Encarregados de Educação. Relativamente às vantagens da
Mediação, podemos apontar a gestão melhorada dos conflitos (prevenção e redução de sanções e
de processos disciplinares); uma maior motivação para a frequência da escola e,
consequentemente, uma aprendizagem com maior sucesso e a promoção de um crescimento mais
saudável.
Description
Keywords
Mediação Novos contextos educativos
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.287-295). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada