Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A mediação e a criação de novos contextos educativos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
CPE_12_287-295.pdf186.14 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A educação, como qualquer ciência humana, está carregada de diferenças e igualdades. E todos os problemas que aí se apresentam devem de ser colocados numa perspetiva de colaboração/parceria e diálogo, pondo em evidência os problemas, mas também as respetivas alternativas de resolução, num quadro articulado de compreensão/valorização dessas diferenças. É nesta perspetiva que nos propomos apresentar esta comunicação, partindo de uma reflexão profunda e sustentada bibliograficamente, sobre os efeitos educativos/formativos da estratégia da Mediação, seja ela implementada entre ou inter pares. É comum pensar-se na Mediação como uma técnica aplicada em variadíssimos contextos, sempre com o intuito final da mais viável e positiva resolução de conflitos. É também neste sentido que se deve conceber a sua aplicação no campo da Educação. Na Escola, o Diretor de Turma pode assumir um importante papel no desenvolvimento desta nova perspetiva. Nesse sentido, seria o dinamizador, por excelência, das estratégias de Mediação: na relação com os alunos; na relação com o corpo docente; na relação com os órgãos de gestão ou com os Encarregados de Educação. Relativamente às vantagens da Mediação, podemos apontar a gestão melhorada dos conflitos (prevenção e redução de sanções e de processos disciplinares); uma maior motivação para a frequência da escola e, consequentemente, uma aprendizagem com maior sucesso e a promoção de um crescimento mais saudável.

Description

Keywords

Mediação Novos contextos educativos

Citation

In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.287-295). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Superior de Psicologia Aplicada