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Os videojogos online como promotores de desenvolvimento psicossocial.

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorAlmeida, Pedro Henrique Garcia Lopes de
dc.contributor.authorMoniz, João Pedro Calçada
dc.date.accessioned2017-04-18T14:36:52Z
dc.date.available2017-04-18T14:36:52Z
dc.date.issued2016
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.description.abstractAté à data tem havido diversas fontes de literatura que realizam a apologia dos videojogos online como um meio de desenvolvimento de competências, assim como a sua contribuição nociva para o desenvolvimento do indivíduo. O presente estudo procurou de facto verificar se existem provas conclusivas que levem ao desenvolvimento de capacidades psicossociais de comunicação, trabalho em equipa assim como uma personalidade criativa. Para testar esta hipótese, o presente estudo de natureza exploratória realizou um levantamento de dados via questionário online a uma amostra (N=339) internacional de jogadores e não jogadores. Foram investigadas as variáveis dependentes de acordo com os jogos online preferidos, o cluster cultural em que se encontravam e o género. Concluiu-se com o presente estudo que o grupo de não jogadores obtiveram melhores scores face aos grupos de jogadores nas variáveis de trabalho em equipa e comunicação, mas que estes resultados podem ter sido influenciados grandemente pela distribuição do género, uma vez que existem também diferenças significativas entre o sexo feminino e masculino nos mesmos scores.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Up until now there have been several sources in literature which support online videogames as a means to develop skills, as well as its negative contribution to an individual’s development. The current study sought to verify if there are conclusive proofs which may lead to the development of psychosocial skills of communication, teamwork as well as creative personality. To test this hypothesis, the present study of an exploratory nature sought to acquire its subjects through an online survey, obtaining an international sample (N=339) of online gamers and non-gamers. The dependent variables were investigated in accordance to the preferred genre of videogame, cultural cluster in which they were found and gender. It was concluded in the current study that non-gamers scored higher than online gamers in the variables of teamwork and communication, but that this results may be influenced greatly by the distribution of genders, since there were also significate differences between those same scores between males and females.pt_PT
dc.identifier.tid201615690pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5393
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectVideojogos onlinept_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectSoft skillspt_PT
dc.subjectTrabalho em equipapt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectDesenvolvimento de competênciaspt_PT
dc.subjectOnline gamingpt_PT
dc.subjectCommunicationpt_PT
dc.subjectSoft skillspt_PT
dc.subjectTeamworkpt_PT
dc.subjectCreativitypt_PT
dc.subjectSkill developmentpt_PT
dc.titleOs videojogos online como promotores de desenvolvimento psicossocial.pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologiapt_PT

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