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Singularidades de género nas representações de vinculação durante o período pré-escolar
dc.contributor.author | Maia, Joana | |
dc.contributor.author | Veríssimo, Manuela | |
dc.contributor.author | Ferreira, Bruno | |
dc.contributor.author | Ferreira, Bruno | |
dc.contributor.author | Silva, Filipa | |
dc.contributor.author | Antunes, Marta | |
dc.date.accessioned | 2020-10-27T17:15:40Z | |
dc.date.available | 2020-10-27T17:15:40Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | Visando identificar diferenças individuais no modo como as crianças encenam uma variedade de situaçõesrelacionadas com a vinculação, o Attachment Story Completion Task-ASCT (Bretherton. Ridgeway, &Cassidy, 1990) tem sido utilizado em diferentes culturas, tanto com amostras clínicas como normativas,sendo uma das metodologias de narrativas mais utilizadas durante o período pré-escolar. Todavia, umponto problemático da sua utilização prende-se com o facto de alguns estudos reportarem especificidadesao nível dos perfis narrativos evidenciados por meninos e meninas o que, do ponto de vista da Teoria daVinculação, não seria de esperar. O ASCT foi aplicado a 252 crianças em idade pré-escolar (M=62; DP=15,1) tendo as narrativas sido analisadas através de uma escala contínua de segurança. Não foi encontradanenhuma relação significativa entre a segurança das narrativas e o Q.I. verbal dos participantes. Nasrespostas ao ASCT verificou-se uma diferença em função do género [F(1, 253)=11,8, p<0,01], com ashistórias produzidas pelas raparigas, em média, a receberem pontuações mais elevadas na dimensãosegurança. Várias hipóteses teóricas são exploradas para explicar os perfis encontrados e, partindo daideia avançada por Oppenheim (1997) de que a aplicação deste tipo de metodologias representa umasituação indutora de ansiedade para a criança, é dado destaque à tese evolutiva proposta por Taylor et al.(2000) que afirma existir divergências ao nível das estratégias de regulação emocional tendencialmenteadoptadas pelos dois sexos em situações de stress e de conforto interpessoal. | pt_PT |
dc.description.abstract | Palavras-chave:, ,.Abstract Attempting to identify individual differences in the way children tend to enact a variety of attachment-related scenarios, the Attachment Story Completion Task(Bretherton, Ridgeway, & Cassidy, 1990) hasbeen used in various cultures, both with normative and clinical samples, being considered a key narrativemethodology in the field. Yet, a controversial question regarding its use is the fact that some studiesunexpectedly report gender differences. Attachment Theory does not consider gender a relevant variablein the organization (quality) of attachment relationships. Gender is also not relevant when mental repre-sentations regarding such relationships are considered. Two hundred fifty two pre-schoolers (M=62;DP=15.1) participated in this study. Children’s narratives were coded according to a continuous securityscale, and no correlation was found with Verbal I.Q. Gender differences were found [F(1.253)=11.8, p<.01]with girls, on average, having higher scores than boys in all stories. Different reasons for children’s playbehavior were discussed, considering also that this kind of methodology can be a stressful situation to thechild (Oppenheim, 1997). Special emphasis was given to Taylor et al. (2000) bio-evolutionist theory thatexplores the use of different strategies to cope with stress used by both genders. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Maia, J., Veríssimo, M., Ferreira, B., Silva, F., & Antunes, M. (2012). Singularidades de género nas representações de vinculação durante o período pré-escolar. Psicologia: Reflexão e Crítica, 25 (3), pp. 491-498. https://www.scielo.br/pdf/prc/v25n3/v25n3a08.pdf | pt_PT |
dc.identifier.issn | 0102-7972 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/7813 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Psicologia: Reflexão e Crítica | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.scielo.br/pdf/prc/v25n3/v25n3a08.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Representações de vinculação | pt_PT |
dc.subject | Diferenças de género | pt_PT |
dc.subject | Metodologias de narrativas | pt_PT |
dc.subject | Attachment | pt_PT |
dc.subject | Representations | pt_PT |
dc.subject | Gender differences | pt_PT |
dc.subject | Narratives | pt_PT |
dc.title | Singularidades de género nas representações de vinculação durante o período pré-escolar | pt_PT |
dc.title.alternative | Singularities of gender in the representations of attachmentduring pre-school time | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 498 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 491 | pt_PT |
oaire.citation.title | Psicologia: Reflexão e Crítica | pt_PT |
oaire.citation.volume | 0102-7972 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
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- Psicologia Reflexão e Crítica 25(3)08.pdf
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