Repository logo
 
Publication

Singularidades de género nas representações de vinculação durante o período pré-escolar

dc.contributor.authorMaia, Joana
dc.contributor.authorVeríssimo, Manuela
dc.contributor.authorFerreira, Bruno
dc.contributor.authorFerreira, Bruno
dc.contributor.authorSilva, Filipa
dc.contributor.authorAntunes, Marta
dc.date.accessioned2020-10-27T17:15:40Z
dc.date.available2020-10-27T17:15:40Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractVisando identificar diferenças individuais no modo como as crianças encenam uma variedade de situaçõesrelacionadas com a vinculação, o Attachment Story Completion Task-ASCT (Bretherton. Ridgeway, &Cassidy, 1990) tem sido utilizado em diferentes culturas, tanto com amostras clínicas como normativas,sendo uma das metodologias de narrativas mais utilizadas durante o período pré-escolar. Todavia, umponto problemático da sua utilização prende-se com o facto de alguns estudos reportarem especificidadesao nível dos perfis narrativos evidenciados por meninos e meninas o que, do ponto de vista da Teoria daVinculação, não seria de esperar. O ASCT foi aplicado a 252 crianças em idade pré-escolar (M=62; DP=15,1) tendo as narrativas sido analisadas através de uma escala contínua de segurança. Não foi encontradanenhuma relação significativa entre a segurança das narrativas e o Q.I. verbal dos participantes. Nasrespostas ao ASCT verificou-se uma diferença em função do género [F(1, 253)=11,8, p<0,01], com ashistórias produzidas pelas raparigas, em média, a receberem pontuações mais elevadas na dimensãosegurança. Várias hipóteses teóricas são exploradas para explicar os perfis encontrados e, partindo daideia avançada por Oppenheim (1997) de que a aplicação deste tipo de metodologias representa umasituação indutora de ansiedade para a criança, é dado destaque à tese evolutiva proposta por Taylor et al.(2000) que afirma existir divergências ao nível das estratégias de regulação emocional tendencialmenteadoptadas pelos dois sexos em situações de stress e de conforto interpessoal.pt_PT
dc.description.abstractPalavras-chave:, ,.Abstract Attempting to identify individual differences in the way children tend to enact a variety of attachment-related scenarios, the Attachment Story Completion Task(Bretherton, Ridgeway, & Cassidy, 1990) hasbeen used in various cultures, both with normative and clinical samples, being considered a key narrativemethodology in the field. Yet, a controversial question regarding its use is the fact that some studiesunexpectedly report gender differences. Attachment Theory does not consider gender a relevant variablein the organization (quality) of attachment relationships. Gender is also not relevant when mental repre-sentations regarding such relationships are considered. Two hundred fifty two pre-schoolers (M=62;DP=15.1) participated in this study. Children’s narratives were coded according to a continuous securityscale, and no correlation was found with Verbal I.Q. Gender differences were found [F(1.253)=11.8, p<.01]with girls, on average, having higher scores than boys in all stories. Different reasons for children’s playbehavior were discussed, considering also that this kind of methodology can be a stressful situation to thechild (Oppenheim, 1997). Special emphasis was given to Taylor et al. (2000) bio-evolutionist theory thatexplores the use of different strategies to cope with stress used by both genders.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMaia, J., Veríssimo, M., Ferreira, B., Silva, F., & Antunes, M. (2012). Singularidades de género nas representações de vinculação durante o período pré-escolar. Psicologia: Reflexão e Crítica, 25 (3), pp. 491-498. https://www.scielo.br/pdf/prc/v25n3/v25n3a08.pdfpt_PT
dc.identifier.issn0102-7972
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7813
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherPsicologia: Reflexão e Críticapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.scielo.br/pdf/prc/v25n3/v25n3a08.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectRepresentações de vinculaçãopt_PT
dc.subjectDiferenças de géneropt_PT
dc.subjectMetodologias de narrativaspt_PT
dc.subjectAttachmentpt_PT
dc.subjectRepresentationspt_PT
dc.subjectGender differencespt_PT
dc.subjectNarrativespt_PT
dc.titleSingularidades de género nas representações de vinculação durante o período pré-escolarpt_PT
dc.title.alternativeSingularities of gender in the representations of attachmentduring pre-school timept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage498pt_PT
oaire.citation.startPage491pt_PT
oaire.citation.titlePsicologia: Reflexão e Críticapt_PT
oaire.citation.volume0102-7972pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Psicologia Reflexão e Crítica 25(3)08.pdf
Size:
349.05 KB
Format:
Adobe Portable Document Format