Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Coping Parental para Lidar com as Emoções Negativas : associações com o funcionamento executivo no pré-escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
23310.pdf656.49 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A parentalidade e a regulação emocional são consideradas fatores cruciais para o funcionamento executivo. A investigação tem-se focado na significância da regulação emocional para o funcionamento executivo, focando-se sobretudo em indicadores da criança. Contudo, pouco se sabe acerca da relação entre as reações dos pais para lidarem com as emoções negativas das crianças (refletindo estratégias parentais de regulação emocional) e o funcionamento executivo das crianças, ainda que existam evidências das suas potenciais implicações para o ajustamento social e psicológico. Assim, o presente estudo pretende avaliar a associação entre as estratégias (positivas e negativas) de regulação emocional que os pais reportam mobilizar, em particular, no que se refere às reações dos pais perante as emoções negativas dos filhos, e o modo como descrevem o seu funcionamento executivo. Participaram no estudo 87 mães de crianças (40 raparigas e 47 rapazes) de idade pré-escolar. As reações parentais às emoções negativas dos filhos foram avaliadas através da Escala de Estratégias de Coping para Emoções Negativas das Crianças. Para a avaliação do funcionamento executivo foi utilizado o Inventário Comportamental de Funcionamento Executivo para Crianças Pré-escolares. Os resultados obtidos indicam que as mães reportaram utilizar mais estratégias de regulação positivas perante as emoções negativas dos filhos, do que negativas. Contudo, as mães que reportaram uma maior probabilidade de utilizaram estratégias de regulação emocional negativas, tendem a percecionar as suas crianças como apresentando problemas comportamentais indicadores de um pior funcionamento executivo, quer a nível global, quer em todas as habilidades e dimensões.
Parenting and emotion regulation are considered crucial factors for the executive functioning. The research has been focused on the significance of emotional regulation for the executive functioning, focusing mainly on children’s indicators majorly converging on children indicators. Nevertheless, there is insufficient knowledge regarding the relation between parent's reactions to deal with their children’s negative emotions (reflecting parental strategies of emotional regulation) and children's executive function, even though there is evidence of their potential implications for social and psychological adjustment. Thus, this study aimed to assess the association between emotion regulation strategies (positive and negative) that parents report mobilizing in particular, with regard to parent’s reactions to their children’s negative emotions, and the way they describe executive functioning. This investigation included the participation of 87 mothers of children (40 girls and 47 boys) of preschool age participated in the study. The parental reactions to their children's negative emotions were assessed through the Coping with Children’s Emotions Scale. To assess executive functioning, The Behavioral Inventory of Executive Functioning for Preschool Children was applied. The results obtained indicated that mothers reported using more positive regulation strategies than negative ones in reaction to their children's negative emotions. However, mothers who reported a more prominent likelihood of using negative emotional regulation strategies tend to perceive their children as having behavioural problems that indicate a poor executive functioning, both globally and in all abilities and dimensions.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.

Keywords

Socialização das emoções Regulação emocional Emoções negativas Funcionamento executivo Crianças pré escolares Emotion socialization Emotion regulation Negative emotions Executive Functioning Preschoolers

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License