Publication
A descoberta da escrita no pré-escolar o papel do educador como impulsionador da aprendizagem
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Martins, Margarida Alves | |
dc.contributor.author | Fernandes, Catarina Maria Branco | |
dc.date.accessioned | 2018-11-12T19:52:02Z | |
dc.date.available | 2018-11-12T19:52:02Z | |
dc.date.issued | 2018-10 | |
dc.description | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente relatório surge no âmbito da Prática do Ensino Supervisionada (PES), no decorrer do Curso de Mestrado em Educação Pré-escolar. Este apresenta de forma detalhada uma descrição e análise do contexto observado, no decorrer da prática pedagógica numa sala de Pré-escolar numa instituição de carácter privado. O principal objetivo deste relatório foi o de entender de que forma a ação da educadora numa sala de Pré-escolar, com crianças com idades compreendidas entre os três (3) e os quatro (4) anos, e o ambiente educativo criado por esta, podem promover a aprendizagem da escrita nas crianças. Procurou-se responder às seguintes questões: Como emerge a escrita? Qual o papel da educadora enquanto promotora da linguagem escrita? De que forma o ambiente educativo promove a emergência da escrita? Quais as concepções da escrita por parte das crianças? Foi usada uma metodologia qualitativa e como técnicas de recolha de dados, recorreu-se à observação, participante e não participante, e a uma entrevista à educadora cooperante. Foram caracterizados o ambiente educativo e caracterizados detalhadamente alguns momentos chave em que a linguagem escrita foi usada pela educadora e pelas crianças. Conclui-se, sobre a importância do papel da educadora e do ambiente educativo para uma aprendizagem da linguagem escrita livre e com sentido antes da entrada no 1º Ciclo. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This report is presented in the context of the Supervised Teaching Practice (STP), during the Master's Course in Pre-school Education at the Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich and at the Instituto Universitário Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. This presents a detailed description and analysis of the observed context, in the course of the pedagogical practice in a pre-school room in a private institution. The main goal of this report is to understand how the educator's action in a Kindergarten room, with children between the ages of three (3) and four (4) years and the educational environment created by it, can promote writing learning in children. In order to fulfill this goal, several starting points were created in order to guide the documentary research for this report. The research aims at answering the following questions: How does writing emerge? What is an educator’s role in the promotion of the written language? In what ways does the educational environment promote the emergence of writing? What are children’s conceptions of writing? A qualitative methodology was chosen for this research in order to use participant and non participant observation techniques as data collection techniques and the construction and consequent accomplishment of an interview with the cooperating educator. To sum up, with the conclusion of this research, the role of the educator is essential for free and meaningful learning. The educational environment and the practices carried out and promoted by the educator are one of the main promoters of the written language learning in children before entering the 1st Cycle. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201985993 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/6710 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Escrita | pt_PT |
dc.subject | Papel do educador | pt_PT |
dc.subject | Ambiente educativo | pt_PT |
dc.subject | Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Writing | pt_PT |
dc.subject | Educator’s function | pt_PT |
dc.subject | Education environment | pt_PT |
dc.subject | Preschool | pt_PT |
dc.title | A descoberta da escrita no pré-escolar o papel do educador como impulsionador da aprendizagem | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |