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Authors
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Abstract(s)
A Síndrome de Down, vulgarmente conhecida como Trissomia 21, é uma perturbação
mental congénita causada pela presença de um cromossoma 21 extra. Do ponto de vista físico, os
indivíduos portadores de Trissomia 21 apresentam características específicas, tais como, face
arredondada, boca entreaberta e membros pequenos. Ao nível do desenvolvimento social e
emocional, são indivíduos mais ansiosos e com uma capacidade de concentração mais curta, o que
faz com que a sua capacidade de aprendizagem seja mais lenta. No entanto, um indivíduo com
Trissomia 21 pode adquirir as competências escolares básicas – ler e escrever. A frequência de um
estabelecimento de ensino, público ou privado, é tão relevante como a participação em programas
de intervenção precoce. Além disso, a experiência escolar ajuda o indivíduo portador de
Trissiomia 21 a construir a sua própria identidade e a fortalecer a sua auto-estima e auto-confiança.
Por outro lado, o contacto com a comunidade educativa permitir-lhe-á estimular as suas relações
sociais. Neste sentido, pretende-se analisar um caso específico, de um indivíduo do sexo feminino,
com a idade de 19 anos, que re(iniciou) recentemente o seu processo de aprendizagem da leitura,
através de apoio psicopedagógico personalizado. Esta intervenção educativa baseou-se numa
abordagem holística, que recorreu a métodos distintos, mas complementares, da aprendizagem da
leitura: método tradicional, método das 28 palavras, método fonomímico.
Description
Keywords
Pedagogical Context
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 418-428). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada
