Repository logo
 
Publication

Aprende-te

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorSantos, António José
dc.contributor.authorPinheiro, Regina Paula Quintino
dc.date.accessioned2017-03-08T19:42:48Z
dc.date.available2017-03-08T19:42:48Z
dc.date.issued2016
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA - Instituto Universitário para a obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.pt_PT
dc.description.abstractNeste projeto pretendeu-se conhecer melhor as variáveis envolvidas na predição do rendimento na formação profissional no contexto das Forças Armadas. Consideraram-se quatro dimensões: raciocínio lógico, metacognição, autoeficácia e resiliência. Delineou-se um estudo longitudinal, utilizando-se: uma prova de raciocínio lógico; a versão adaptada do Metacognitive Awareness Inventory (MAI) de Schraw e Dennison (1994); avaliou-se a resiliência através de 14 afirmações desenvolvidas por Block e Kremen (1996); e a autoeficácia por intermédio de itens construídos por Schwarzer e Jerusalem (1993). Mediu-se o rendimento dos sujeitos através das notas obtidas no curso de formação profissional. Os resultados confirmaram a variável cognitiva como melhor preditora do rendimento. Nenhuma das três dimensões não cognitivas apresentou uma correlação significativa com o rendimento no curso. Contudo, quando se agrupam os sujeitos em função dos valores obtidos no raciocínio lógico, e os resultados nos questionários de metacognição e autoeficácia, encontramos diferenças significativas entre os grupos. Os sujeitos com metacognição elevada e baixo resultado cognitivo têm idênticos resultados a quem tem elevado resultado cognitivo e baixa metacognição. Apesar de os resultados aparentarem um efeito compensatório entre a metacognição e as variáveis cognitivas, o mesmo não é estatisticamente significativo. A associação da autoeficácia e resiliência com o raciocínio lógico, para análise do rendimento na formação, não produz o mesmo padrão de comportamento que aquando da metacognição, levando-nos a supor que, apesar de serem constructos correlacionados, estas variáveis, têm impactes diferentes na previsão do rendimento, quando associadas a variáveis cognitivas. Enunciam-se algumas limitações encontradas no estudo, e orientações para pesquisas futuras.pt_PT
dc.description.abstractIn this project we wanted to know better the variables involved in the prediction of income in professional training in the context of the Armed Forces. Four dimensions were considered: logical reasoning, metacognition, self-efficacy and resilience. A longitudinal study was designed, using: a proof of logical reasoning; the adapted version of the Metacognitive Awareness Inventory (MAI) by Schraw and Dennison (1994); resilience was assessed through 14 statements developed by Block and Kremen (1996); and selfefficacy through items constructed by Schwarzer and Jerusalem (1993). The subjects' performance was measured through the grades obtained in the professional training course. The results confirmed the cognitive variable as the best predictor of yield. None of the three non-cognitive dimensions had a significant correlation with course performance. However, when the subjects were grouped according to the values obtained in the logical reasoning, and the results in the metacognition and self-efficacy questionnaires, we found significant differences between the groups. Subjects with high metacognition and low cognitive outcome have identical results to those who have high cognitive outcome and low metacognition. Although the results appear to have a compensatory effect between metacognition and cognitive variables, it is not statistically significant. The association of self-efficacy and resilience with logical reasoning for performance analysis in training does not produce the same pattern of behavior as metacognition, leading us to assume that, despite being correlated constructs, these variables have different impacts on prediction of income, when associated with cognitive variables.
dc.identifier.tid201604981pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5312
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectRaciocíniopt_PT
dc.subjectMetacogniçãopt_PT
dc.subjectAutoeficácia e resiliênciapt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectReasoningpt_PT
dc.subjectMetacognitionpt_PT
dc.subjectSelf-efficacy and resiliencept_PT
dc.titleAprende-tept_PT
dc.title.alternativeO papel do não cognitivo na aprendizagem.pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologiapt_PT

Files

License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: