Publication
Educar de outra forma: A Escola Oficina n.ยบ 1 de Lisboa, 1905-1930
dc.contributor.advisor | Stoer, Stephen | por |
dc.contributor.advisor | Nรณvoa, Antรณnio | por |
dc.contributor.author | Candeias, Antรณnio | |
dc.date.accessioned | 2012-08-06T10:03:21Z | |
dc.date.available | 2012-08-06T10:03:21Z | |
dc.date.issued | 1992 | |
dc.description | Tese de Doutoramento em Ciรชncias da Educaรงรฃo, especialidade de Histรณria da Educaรงรฃo, apresentadaร Faculdade de Psicologia e Ciรชncias da Educaรงรฃo, Universidade do Porto. | por |
dc.description.abstract | O objectivo central desta tese consistiu na anรกlise detalhada, entre os anos de 1905 e 1930, da vida de uma instituiรงรฃo educativa denominada de Escola Oficina Nยฐl, criada em Lisboa pela Sociedade Promotora de Asylos Creches e Escolas, uma organizaรงรฃo de carรกcter maรงรณnico. Dentro deste objectivo geral, interessou-nos, em primeiro lugar, a anรกlise da forma como se deu a mudanรงa de um modelo educativo tradicional consignado nos objectivos dos fundadores desta escola, para um modelo educativo lihertรกrio, que fazendo-se eco da radicalizaรงรฃo do campo social e polรญtico portuguรชs do principio do sรฉculo, veio a caracterizar a forma de funcionamento desta escola, entre 1907 e meados da dรฉcada de vinte deste sรฉculo; De seguida, interessou-nos compreender, em termos de vivรชncia do quotidiano escolar, de planos curriculares, de aspectos como as aprendizagens, as avaliaรงรตes, a autonomia dos alunos, a disciplina, etc., quais os conteรบdo especรญficos de um modelo educativo lihertรกrio; Finalmente, interessou-nos questionar as potencialidades desta forma de encarar e de praticar a educaรงรฃo, em termos do presente e do futuro da educaรงรฃo. Os procedimentos seguidos, sรฃo os tradicionais dentro da Histรณria da Educaรงรฃo: recolha, tratamento e anรกlise de fontes, e o seu cruzamento com os contributos teรณricos que durante este sรฉculo foram questionando as relaรงรตes entre a sociedade e a educaรงรฃo. Dentro destes contributos, realรงamos o campo do que genericamente se apelidou de Educaรงรฃo Nova, por um lado, e as concepรงรตes educativas do Socialismo, por outro, cuja sรญntese se encontrou num estado muito perfeito, na prรกtica educativa e pedagรณgica da Escola Oficina Nยฐl. As conclusรตes a que chegรกmos, realรงam a especificidade que cada modelo toma quando corporizado num exemplo, pelo que acentuam a impossibilidade de fazer de exemplos do passado, bandeiras do futuro. Mas tambรฉm pensamos ter conseguido mostrar, como em campos especรญficos tais como as aprendizagens, a autonomia dos alunos e outros, as concepรงรตes educativas postas em prรกtica por esta escola, se mostram completamente operativas para o futuro; e como nos termos gerais com que a Educaรงรฃo era encarada e praticada pelos pedagogos da Escola Oficina Nยฐl, atravรฉs de uma busca incessante do mรกximo de liberdade individual e de autonomia por parte da crianรงa, a par de um grande rigor no processo de aprendizagem, e na promoรงรฃo de atitudes enfatizando a justiรงa social, o respeito e a tolerรขncia pelos outros, o exemplo corporizado por esta escola ainda tem o condรฃo de nos fazer sonhar. ------ ABSTRACT ------ The central objective of this thesis is the detailed analysis of the life of an educational intitution (namely, the Escola Oficina Nยฐl), from 1905 to 1930.The Escola Oficina nยฐl was created in Lisbon by the Sociedade Promotora de Asylos Creches e Escolas, an organization of Masonic character. Within this overall objective, we were interested, firstly, in the analysis of the way in wich a tradicional educational model, originally part of the project of the founders of this school, became a model of libertarian education.This latter model, echoeing the radicalization of Portuguese social and political realities at the beginning of the century, came to characterize the functioning of this school between 1907 and the middle years of the 1920s. Secondly, we were interested in understanding (in therms of, for example, daily life whithin the school, curricula, methods for learning, assessment, pupil autonomy, school, discipline, etc.) the nature of the specific contents of a libertarian model of education. Finnally, we where interested in questioning the potentialities of this way of conceptualizing and practicing education, both in terms of present and the future. The procedures followed in this thesis are those traditional within the History of Education: data gathering and analysis, including the crossing of this data with the theoretical contributions that during this century have questioned the relationship between society and education.Among such contributions, we have given emphasis, on the one hand, to what is generally known as Educaรงรฃo Nova, and, on the other, to Socialist conceptions of education, whose synthesis is encountered, in an almost perfect state, in the pedagogy and educational practice of the Escola Oficina Nยฐl. The conclusions to wich we have arrived give emphasis to the specificity which each model assumes when embodied in an example. Thus, they accentuate the impossibility of turnig examples of the past directly into projects for the future. However, we believe we have also managed to show how, in specific areas such as methods for learning, pupil autonomy and others, the educational conceptions put in practice by this school still maintain themselves completely operative for the future.Further, we believe we have shown how the example embodied in this school still has the capacity to make us dream, by way of the general terms in wich education was assumed and practiced by the pedagogues of Escola Oficina Nยฐl, through their unending search for the development of maximum individual liberty and autonomy for the child, while at the same time they mainteined great rigour with regard to learning processes and in the promotion of attitudes of social justice, including respect and tolerance for others. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/1618 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade de Psicologia e Ciรชncias da Educaรงรฃo, Universidade do Porto | por |
dc.title | Educar de outra forma: A Escola Oficina n.ยบ 1 de Lisboa, 1905-1930 | por |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Porto | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | doctoralThesis | por |