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Qualidade da interação professor-aluno no 1.º ciclo do ensino básico: do diálogo experiencial à educação emocional.
| dc.contributor.author | Góis, Sónia | |
| dc.contributor.author | Migueis, Marlene | |
| dc.date.accessioned | 2017-06-07T14:32:15Z | |
| dc.date.available | 2017-06-07T14:32:15Z | |
| dc.date.issued | 2012 | |
| dc.description.abstract | Na interação professor-aluno, a qualidade do diálogo estabelecido pode potenciar a escuta, a partilha, o reconhecimento e a compreensão de emoções, dimensões conducentes a uma melhoria do processo de ensino-aprendizagem em contexto de sala de aula e consequentemente ao desenvolvimento de um trabalho ao nível da educação emocional das crianças. A interação professor-aluno que crie as condições necessárias para uma educação emocional com sucesso é o foco do nosso projeto. O diálogo experiencial/sensibilidade é a dimensão em estudo e compreende os indicativos de autenticidade, aceitação e empatia. Com o presente estudo, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e apoiado pelo Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de professores pretende-se trazer uma contribuição para a promoção do bem-estar emocional de crianças e professores em sala de aula. Assim esta investigação, sendo um estudo exploratório e descritivo, insere-se numa metodologia qualitativa e no paradigma fenomenológico-interpretativo. Este estudo pretende conhecer a perceção de uma amostra de professores portugueses sobre as interações professor-aluno que possibilitam uma educação emocional com sucesso, e compreender e analisar as estratégias de promoção da educação emocional em contexto escolar. O estudo decorre em duas fases. Na fase I, a foram aplicados inquéritos por questionário a 91 professores de 5 agrupamentos de escolas do 1.º ciclo do ensino básico da zona centro do país. Na fase II, e com base nos resultados da fase I do estudo, será retirada uma amostra mais pequena de 8 docentes para realização de entrevistas focus group e narrativas de situação. A análise preliminar dos dados demonstra uma prevalência de docentes interessados em desenvolver atividades de educação emocional em sala de aula mas uma percentagem reduzida a fazê-lo. Pretende-se com este trabalho contribuir para a promoção do bem-estar emocional de crianças e professores em sala de aula. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 188-201). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário | pt_PT |
| dc.identifier.isbn | 978-989-8384-15-7 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/5541 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | ISPA Instituto Superior | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
| dc.title | Qualidade da interação professor-aluno no 1.º ciclo do ensino básico: do diálogo experiencial à educação emocional. | pt_PT |
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| oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
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| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
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