Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
206.35 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Na interação professor-aluno, a qualidade do diálogo estabelecido pode potenciar a
escuta, a partilha, o reconhecimento e a compreensão de emoções, dimensões conducentes a uma
melhoria do processo de ensino-aprendizagem em contexto de sala de aula e consequentemente ao
desenvolvimento de um trabalho ao nível da educação emocional das crianças. A interação
professor-aluno que crie as condições necessárias para uma educação emocional com sucesso é o
foco do nosso projeto. O diálogo experiencial/sensibilidade é a dimensão em estudo e compreende
os indicativos de autenticidade, aceitação e empatia.
Com o presente estudo, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e apoiado
pelo Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de professores pretende-se trazer
uma contribuição para a promoção do bem-estar emocional de crianças e professores em sala de
aula. Assim esta investigação, sendo um estudo exploratório e descritivo, insere-se numa
metodologia qualitativa e no paradigma fenomenológico-interpretativo.
Este estudo pretende conhecer a perceção de uma amostra de professores portugueses sobre as
interações professor-aluno que possibilitam uma educação emocional com sucesso, e compreender
e analisar as estratégias de promoção da educação emocional em contexto escolar.
O estudo decorre em duas fases. Na fase I, a foram aplicados inquéritos por questionário a 91
professores de 5 agrupamentos de escolas do 1.º ciclo do ensino básico da zona centro do país. Na
fase II, e com base nos resultados da fase I do estudo, será retirada uma amostra mais pequena de 8
docentes para realização de entrevistas focus group e narrativas de situação. A análise preliminar
dos dados demonstra uma prevalência de docentes interessados em desenvolver atividades de
educação emocional em sala de aula mas uma percentagem reduzida a fazê-lo. Pretende-se com
este trabalho contribuir para a promoção do bem-estar emocional de crianças e professores em sala
de aula.
Description
Keywords
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 188-201). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA Instituto Superior