Repository logo
 
Publication

Promoção da saúde: O renascimento de uma ideologia?

dc.contributor.authorDias, Maria do Rosário
dc.contributor.authorDuque, Alexandra Freches
dc.contributor.authorSilva, Margarida Guerreiro
dc.contributor.authorDurá, Estrella
dc.date.accessioned2017-12-16T12:07:56Z
dc.date.available2017-12-16T12:07:56Z
dc.date.issued2004
dc.description.abstractA concepção actual de promoção de saúde, educação para a saúde e prevenção da doença é suportada por ideologias algo adulteradas pela realidade social. Tendo em conta a proliferação epistemológica destes conceitos no final do século XX pretende-se, no presente artigo, elaborar uma reflexão crítica em torno das múltiplas racionalidades estratégicas em que os conceitos se organizam, bem como, abordar os paradoxos que se instalam ao nível dos determinantes biopsicossociais dos comportamentos salutogénicos. Partilhando responsabilidades, os profissionais de saúde, devem, colectiva e proactivamente, desempenhar um papel significativo como promotores de saúde, modelando e reforçando o significado “leigo” dos comportamentos, para que se possam incrementar mudanças efectivas em segmentos alargados da população.pt_PT
dc.description.abstractThe nowadays’ notion of health promotion, health education and prevention is supported by ideologies, which are somehow changed by social reality. Bearing in mind the epistymological growth of these concepts occurred in the end of the XXth century, it is our purpose, with the present article, to develop a critical reflection on the several strategical racionalities in which concepts are organised, as well as to broach the paradoxes, which establish themselves at the level of biopsychosocial determinants of health behaviours. Sharing responsabilities, the health care professionals must, collective and proactively, play an important role as health promotors, as they shape and reinforce the “common” meaning of behaviours, so that efective changes may increase in large segments of the population.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, 22(3), 463-473.pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5974
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectPromoção da saúdept_PT
dc.subjectEducação para a saúdept_PT
dc.subjectPrevenção da doençapt_PT
dc.subjectParadoxos das ideologiaspt_PT
dc.subjectPromotores de saúdept_PT
dc.subjectMass mediapt_PT
dc.subjectHealth promotionpt_PT
dc.subjectHealth educationpt_PT
dc.subjectPreventionpt_PT
dc.subjectParadoxes of ideologiespt_PT
dc.subjectHealth care promoterspt_PT
dc.titlePromoção da saúde: O renascimento de uma ideologia?pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage473pt_PT
oaire.citation.issue22pt_PT
oaire.citation.startPage463pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volume3pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2004_22(3)_463.pdf
Size:
55.65 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: