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O bem-estar psicológico, a motivação e as estratégias de coping de jovens em acolhimento
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Monteiro, Vera | |
dc.contributor.author | Veiga, Íris de Serra | |
dc.date.accessioned | 2025-02-04T14:53:57Z | |
dc.date.available | 2025-02-04T14:53:57Z | |
dc.date.issued | 2024-12-05 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional. | pt_PT |
dc.description.abstract | A institucionalização de crianças e adolescentes em situação de risco é uma medida de proteção que visa assegurar a segurança e o bem-estar de jovens cuja permanência no ambiente familiar não é viável ou é prejudicial. Contudo, a transição para uma casa de acolhimento representa uma mudança disruptiva, impactando o desenvolvimento emocional, social e educativo destes jovens. Este estudo procura compreender e caracterizar o bem-estar psicológico, a motivação para a aprendizagem, a resiliência e as estratégias de coping adotadas por 11 jovens em acolhimento, analisando como lidam com as adversidades do contexto institucional. Com isso, pretende-se contribuir para o desenvolvimento de práticas que apoiem o seu bem-estar e promovam o sucesso educativo. Foram entrevistadas 11 participantes, do género feminino, com idades entre os 14 e os 19 anos, que relataram as suas experiências e perceções através de uma entrevista semiestruturada. Esta é uma investigação de cariz qualitativo, recorrendo à análise de conteúdo. Os resultados emergem das experiências e perceções relatadas por cada jovem. A investigação conclui que o bem-estar psicológico das jovens em acolhimento é sustentado por fatores relacionais e emocionais, embora algumas necessitem de apoio adicional para lidar com os desafios do contexto. A motivação para a aprendizagem revela-se predominantemente extrínseca, sugerindo a importância de intervenções que reforcem a autonomia e incentivem o prazer pelo aprender. No que respeita ao coping, a predominância de estratégias ativas é positiva, mas a presença de estratégias evitativas e negativas destaca a importância de programas focados na regulação emocional e no apoio social, fundamentais para fomentar resiliência e promover um desenvolvimento emocional saudável. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The institutionalization of children and adolescents at risk is a protective measure that aims to ensure the safety and well-being of young people whose permanence in the family environment is not viable or is harmful. However, the transition to a foster home represents a disruptive change, impacting on the emotional, social and educational development of these young people. This study seeks to understand and characterize the psychological well-being, motivation for learning, resilience and coping strategies adopted by 11 young people in foster care, analysing how they deal with the adversities of the institutional context. The aim is to contribute to the development of practices that support their well-being and promote educational success. We interviewed 11 female participants, aged between 14 and 19, who reported their experiences and perceptions through a semi-structured interview. This is a qualitative investigation, using content analysis. The results emerge from the experiences and perceptions reported by each adolescent. The research concludes that the psychological well-being of girls in foster care is underpinned by relational and emotional factors, although some need additional support to deal with the challenges of the context. Motivation for learning is predominantly extrinsic, suggesting the importance of interventions that reinforce autonomy and encourage pleasure in learning. With regard to coping, the predominance of active strategies is positive, but the presence of avoidant and negative strategies highlights the importance of programs focused on emotional regulation and social support, which are fundamental for fostering resilience and promoting healthy emotional development. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203801229 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/10343 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Jovens | pt_PT |
dc.subject | Casa de acolhimento | pt_PT |
dc.subject | Bem-estar Psicológico | pt_PT |
dc.subject | Motivação para aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Estratégias de coping | pt_PT |
dc.subject | Adolescents | pt_PT |
dc.subject | Residential care home | pt_PT |
dc.subject | Psychological well-being | pt_PT |
dc.subject | Motivation for learning | pt_PT |
dc.subject | Coping strategies | pt_PT |
dc.title | O bem-estar psicológico, a motivação e as estratégias de coping de jovens em acolhimento | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia Educacional | pt_PT |