Repository logo
 
Publication

Percepções de justiça, legitimação da autoridade e exercício de cidadania no contexto escolar

dc.contributor.advisorPereira, Maria Gouveiapor
dc.contributor.authorMarçal, Carla Maria Martins
dc.date.accessioned2011-07-13T19:57:41Z
dc.date.available2011-07-13T19:57:41Z
dc.date.issued2005
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Psicologia Educacionalpor
dc.description.abstractEste trabalho debruçou-se sobre os efeitos da percepção de justiça no contexto escolar. Foram três os objectivos gerais de pesquisa do presente estudo: (a) analisar o impacto das percepções de justiça na legitimação da autoridade escolar (os professores); (b) analisar o impacto das percepções de justiça no exercício de cidadania escolar e (c) analisar o papel mediador da legitimação dos professores na relação entre as percepções de justiça e o exercício de cidadania. A amostra do estudo foi constituída por 293 estudantes dos 5o (94), 8o (105) e 11° (95) anos de escolaridade, com idades compreendidas entre os 10 e os 19 anos, rapazes e raparigas, de duas escolas públicas da região de Lisboa, uma Básica 2.3. e outra Secundária. Na recolha dos dados utilizámos um questionário composto por uma questão aberta, remetendo para a descrição de uma situação em que os alunos se sentiram injustiçados por um professor, e três escalas distintas: percepção de justiça (Gouveia-Pereira, 2004); legitimação do professor (Gouveia-Pereira, 2004) e exercício de cidadania escolar (construída no quadro da pesquisa). Ao analisarmos os nossos resultados verificámos que são, essencialmente, os aspectos relacionais de justiça que contribuem para os alunos legitimarem a autoridade dos seus professores; o mesmo não se verificando com a justiça distributiva. Relativamente à relação entre a percepção de justiça e o exercício de cidadania, verificámos que é também a dimensão relacional de justiça que mais fomenta o exercício de cidadania nas dimensões analisadas (participação, solidariedade/cooperação, assunção de responsabilidades). De igual modo, ao analisarmos a mediação da variável legitimação da autoridade escolar na relação entre as percepções de justiça e o exercício de cidadania verificámos que esta mediação é total. Os resultados referidos validam o Modelo Relacional de Autoridade (MRA) (Lind & Tyler, 1992), uma vez que são os aspectos relacionais de justiça que mais explicam a legitimação da autoridade escolar e, valida-se ainda, o Modelo do Envolvimento do Grupo (MEG) (Tyler & Blader, 2003), na medida em que a justiça relacional fomenta a valorização da cooperação e os comportamentos de obediência voluntária a directivas da autoridade. Este estudo contribui para a compreensão do que conduz os estudantes adolescentes a legitimarem a autoridade dos professores, bem como "abre caminho" para a compreensão do como os alunos se envolvem no exercício de cidadania escolar.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/631
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapor
dc.subjectPsicologia educacionalpor
dc.subjectJustiçapor
dc.subjectCidadãospor
dc.subjectAutoridadepor
dc.subjectEscolaspor
dc.subjectDesenvolvimentopor
dc.subjectJustiça socialpor
dc.subjectDesenvolvimento moralpor
dc.subjectInstrumentospor
dc.subjectEducational psychologypor
dc.subjectJusticepor
dc.subjectCitizenshippor
dc.subjectAutoritypor
dc.subjectSchoolspor
dc.subjectDevelopmentpor
dc.subjectSocial justicepor
dc.subjectMoral developmentpor
dc.subjectInstrumentspor
dc.titlePercepções de justiça, legitimação da autoridade e exercício de cidadania no contexto escolarpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM MARC-C1.pdf
Size:
8.66 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: