Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Nesta investigação propusemo-nos a estudar o papel que a Diabetes Mellitus Tipo 1 tem na
pré-adolescência ao nível da representação de si e do outro, das relações. A pré-adolescência
marca o início de uma fase do desenvolvimento importantíssima. Esta destaca-se pelas
transformações internas e externas resultantes do processo pubertário, que tendem a ocorrer
entre o 12 e os 14 anos. Particularmente o corpo assume um papel central nesta fase. A
diabetes, enquanto doença crónica grave que põe em risco a integridade física e requer um
conjunto de readaptações, constitui-se como potencial ataque ao processo pubertário,
nomeadamente, ao segundo processo de separação e imagem corporal, à representação de si.
Assim, neste estudo comparativo, como instrumento óptimo de acesso ao mundo interno do
sujeito escolhemos a prova projectiva Rorschach, a qual permite a compreensão da forma
como o sujeito se organiza face à realidade interna e externa. Desta forma, da análise de 15
protocolos Rorschach, foi-nos possível verificar a existência de importantes diferenças entre
as raparigas pré-adolescentes com diabetes (9 protocolos) e sem diabetes (6 protocolos). Nesta
amostra, nas raparigas com diabetes, destacaram-se, angústia mais elevada e maior
dependência/necessidade do outro, bem como importantes fragilidades ao nível da
representação de si e da imagem corporal. Portanto, a diabetes teve um importante impacto na
vivência subjectiva das pré-adolescentes desta amostra, pelo que concluímos a necessidade de
se investir em estudos que promovam uma melhor compreensão desta relação. ------- ABSTRACT ------- The goal of this research was to study the part that Type 1 diabetes mellitus has on preadolescence,
at the level of representation, both self and of others, of relations, Preadolescence
puts a mark on the beginning of a extremely important fase of development. This
fase stands out by internal and external changes that come as a result of the pubertal process,
that tend to occur between 12 and 14 years of age. Specifically, the body takes a central role
at this stage. Diabetes, while serious chronic disease, that jeopardizes physical integrity and
demands a set of readjustments, is a potential attack on the pubertal process, namely, the
second process of separation and body image, the self representation. Thus, in this
comparative study, as an excellent tool to reach the internal world of the subject we chose Rorschach, which allows the understanding of how the subject gets organized facing internal
and external realities. In this way, the analysis of 15 Rorschach protocols allowed us to verify
the existence of important differences between pre-adolescent girls with diabetes (9 protocols)
and without diabetes (6 protocols). In this sample, on the groups of girls with diabetes stood
out higher anguish and greater dependence/need for others, as well as important frailness at
the level of the self representation and body image, this means diabetes had an important
impact on the subjective experience of the pre-adolescent girls constituting this sample, which
lead us to the conclusion that need exists to invest in studies that promote a greater
understanding of this relation.
Description
Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica
Keywords
Diabetes 1 Pré-adolescência Representação de si Rorschach Type 1 diabetes Preadolescence Self representation Rorschach