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Representação na linha numérica: Um estudo exploratório em crianças de idade pré-escolar

dc.contributor.authorAbreu-Lima, Isabel
dc.contributor.authorLigo, Thaís Melo Sousa
dc.contributor.authorMonteiro, Ana Filipa
dc.date.accessioned2017-05-24T19:15:31Z
dc.date.available2017-05-24T19:15:31Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractA capacidade de estimar é uma aptidão numérica que se manifesta muito precocemente, estando presente em diversas tarefas quotidianas e envolvendo diferentes tipos de conhecimento (Siegler & Booth, 2004). As crianças em idade pré-escolar têm dificuldades em fazer estimativas, apesar de já apresentarem outras competências matemáticas, como saber contar. Essas dificuldades prendem-se com uma representação inadequada dos números, a qual se vai tornando mais apropriada à medida que a idade e a experiência aumentam. É neste contexto que surge o conceito de linha numérica mental, uma linha imaginária na qual os números são mentalmente colocados quando efetuamos comparação de magnitudes numéricas. As crianças mais pequenas parecem ter representações menos adequadas de magnitudes numéricas, nomeadamente representações logarítmicas, enquanto que as crianças mais velhas e mais familiarizadas com os números recorrem a representações lineares. Este estudo insere-se num projeto mais global que pretende estudar a representação de magnitudes numéricas em crianças de 4 anos e o impacto que diferentes tipos de intervenção de cariz matemático têm na acuidade dessas representações, assim como nos conhecimentos numéricos das crianças. Foram avaliadas 71 crianças de 4 anos, frequentando instituições pré-escolares do concelho de Matosinhos. A avaliação incluiu a tarefa da estimativa da linha numérica (Siegler & Ramani, 2009), na qual se solicita à criança que indique a localização de algarismos (1 a 9) numa linha, bem como o Test of Early Mathematics Ability-3(Ginsburg & Baroody, 2003), que avalia conhecimentos numéricos. Os resultados são analisados em termos da acuidade das estimativas das crianças, em função do sexo e grupo de escolaridade materno e da associação com a idade e os seus conhecimentos matemáticos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 1611-1624). Lisboa: ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.identifier.issn978-989-8384-15-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5518
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectCompetência matemáticapt_PT
dc.subjectEstimativapt_PT
dc.subjectPré-escolarpt_PT
dc.subjectLinha numéricapt_PT
dc.titleRepresentação na linha numérica: Um estudo exploratório em crianças de idade pré-escolarpt_PT
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oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage1624pt_PT
oaire.citation.startPage1611pt_PT
oaire.citation.title12º Colóquio de Psicologia e Educaçãopt_PT
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