Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
226.83 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A capacidade de estimar é uma aptidão numérica que se manifesta muito
precocemente, estando presente em diversas tarefas quotidianas e envolvendo diferentes tipos de
conhecimento (Siegler & Booth, 2004).
As crianças em idade pré-escolar têm dificuldades em fazer estimativas, apesar de já apresentarem
outras competências matemáticas, como saber contar. Essas dificuldades prendem-se com uma
representação inadequada dos números, a qual se vai tornando mais apropriada à medida que a
idade e a experiência aumentam. É neste contexto que surge o conceito de linha numérica mental,
uma linha imaginária na qual os números são mentalmente colocados quando efetuamos
comparação de magnitudes numéricas. As crianças mais pequenas parecem ter representações
menos adequadas de magnitudes numéricas, nomeadamente representações logarítmicas, enquanto
que as crianças mais velhas e mais familiarizadas com os números recorrem a representações
lineares.
Este estudo insere-se num projeto mais global que pretende estudar a representação de magnitudes
numéricas em crianças de 4 anos e o impacto que diferentes tipos de intervenção de cariz
matemático têm na acuidade dessas representações, assim como nos conhecimentos numéricos das
crianças. Foram avaliadas 71 crianças de 4 anos, frequentando instituições pré-escolares do
concelho de Matosinhos. A avaliação incluiu a tarefa da estimativa da linha numérica (Siegler &
Ramani, 2009), na qual se solicita à criança que indique a localização de algarismos (1 a 9) numa
linha, bem como o Test of Early Mathematics Ability-3(Ginsburg & Baroody, 2003), que avalia
conhecimentos numéricos. Os resultados são analisados em termos da acuidade das estimativas
das crianças, em função do sexo e grupo de escolaridade materno e da associação com a idade e os
seus conhecimentos matemáticos.
Description
Keywords
Competência matemática Estimativa Pré-escolar Linha numérica
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 1611-1624). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada