Repository logo
 
Publication

Ética e sida pediátrica

dc.contributor.authorDuarte, Leonor
dc.contributor.authorPires, António Augusto Pazo
dc.date.accessioned2012-09-29T09:40:06Z
dc.date.available2012-09-29T09:40:06Z
dc.date.issued1999
dc.description.abstractOs autores discutem quatro aspectos correntes no contexto da SIDA pediátrica. Primeiro, o trabalho específico com famílias em que um dos membros é seropositivo coloca por vezes limitações importantes ao exercício competente da profissão e obriga em todos os casos o psicólogo a rever posições e a pôr-se em causa. Segundo, defender a confidencialidade no caso específico dos infectados pelo VIH exige uma aplicação deste princípio em sentido estrito na medida em que existe um risco efectivo de segregação, exclusão ou rejeição. Terceiro, existem dificuldades na revelação (ou não revelação) à própria criança e aos irmãos em face de um diagnóstico fatal, estigma, risco de quebra de confidencialidade, de quebra de confiança nos que dela tratam e responsabilização das crianças na manutenção do segredo. Quarto, o psicólogo pode ajudar a equipa a reflectir os aspectos éticos da tomada de decisões quer sobre problemas de natureza sócio- -emocional quer a respeito de alguns aspectos do tratamento; ajudar a criar uma capacidade de auto-reflexão e a lidar com os sentimentos de impotência e incompetência. ------ ABSTRACT ------- The authors discuss four current aspects in the context of pediatric HIV/AIDS. First, working with families with HIV/AIDS brings some important limits to the professional competence and the psychologist has to rethink his perspectives. Second, defending confidentiality requires a use of this principle in a strict sense because of the risk of segregation, exclusion and rejection. Third, difficulties will show up when deciding to reveal (or not to reveal) the situation to affected children and siblings in face of a fatal diagnostic, stigma, risk of break of confidentiality, and break of trust in adults, and making children responsible for keeping secret. Fourth, the psychologist may help the team to reflect on the ethical aspects of decisions about treatment, and dealing with feelings of incompetence and impotence.por
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, 17 (3), 565-568por
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/1740
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapor
dc.subjectSIDApor
dc.subjectVIHpor
dc.subjectÉtica pediátricapor
dc.subjectAIDSpor
dc.subjectHIVpor
dc.subjectPediatric ethicspor
dc.titleÉtica e sida pediátricapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage568por
oaire.citation.startPage565por
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapor
oaire.citation.volume17por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AP 1999 17(3) 565-568.pdf
Size:
18.27 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: