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Advisor(s)
Abstract(s)
Os autores discutem quatro aspectos correntes no
contexto da SIDA pediátrica. Primeiro, o trabalho específico
com famílias em que um dos membros é seropositivo
coloca por vezes limitações importantes ao exercício competente da profissão e obriga em todos
os casos o psicólogo a rever posições e a pôr-se em
causa. Segundo, defender a confidencialidade no caso
específico dos infectados pelo VIH exige uma aplicação
deste princípio em sentido estrito na medida em
que existe um risco efectivo de segregação, exclusão
ou rejeição. Terceiro, existem dificuldades na revelação
(ou não revelação) à própria criança e aos irmãos
em face de um diagnóstico fatal, estigma, risco de quebra
de confidencialidade, de quebra de confiança nos
que dela tratam e responsabilização das crianças na
manutenção do segredo. Quarto, o psicólogo pode ajudar
a equipa a reflectir os aspectos éticos da tomada de
decisões quer sobre problemas de natureza sócio-
-emocional quer a respeito de alguns aspectos do tratamento;
ajudar a criar uma capacidade de auto-reflexão
e a lidar com os sentimentos de impotência e incompetência. ------ ABSTRACT ------- The authors discuss four current aspects in the
context of pediatric HIV/AIDS. First, working with
families with HIV/AIDS brings some important limits
to the professional competence and the psychologist
has to rethink his perspectives. Second, defending confidentiality
requires a use of this principle in a strict
sense because of the risk of segregation, exclusion and
rejection. Third, difficulties will show up when deciding
to reveal (or not to reveal) the situation to affected
children and siblings in face of a fatal diagnostic,
stigma, risk of break of confidentiality, and break of
trust in adults, and making children responsible for
keeping secret. Fourth, the psychologist may help the
team to reflect on the ethical aspects of decisions about
treatment, and dealing with feelings of incompetence
and impotence.
Description
Keywords
SIDA VIH Ética pediátrica AIDS HIV Pediatric ethics
Citation
Análise Psicológica, 17 (3), 565-568
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada