Publication
Escala de Integração Social no Ensino Superior (EISES): Metodologia de construção e validação
dc.contributor.author | Diniz, António Augusto Pinto Moreira | |
dc.contributor.author | Almeida, Leandro da Silva | |
dc.date.accessioned | 2010-03-29T11:32:42Z | |
dc.date.available | 2010-03-29T11:32:42Z | |
dc.date.issued | 2005 | |
dc.description.abstract | Neste artigo apresentamos o processo de construção e de validação da Escala de Integração Social no Ensino Superior (EISES). Este processo conduziu ao teste de duas estruturas factoriais hipotéticas (bi e tridimensional; ambas hierárquicas) (LISREL8-SIMPLIS). Recorremos a estudantes universitários do 1.º ano da Universidade do Minho (amostragem de conveniência). Os dois estudos conduzidos, exploratório (N=142) e confirmatório (N=447), revelaram as dificuldades em operacionalizar duas dimensões de cariz mais estritamente institucional. As preocupações iniciais dos estudantes reportaram-se, principalmente, ao bem-estar pessoal e ao estabelecimento de novas relações, dimensões da satisfação consigo e com os outros (estrutura factorial bidimensional hierárquica). Estas dimensões e o equilíbrio emocional (estrutura factorial tridimensional hierárquica) representam as áreas problemáticas da integração social dos estudantes. Por último, discutimos a validade da EISES e a sua utilização na investigação e no aconselhamento junto dos estudantes. | pt |
dc.identifier.citation | Análise Psicológica, 23(4), 461-476. | pt |
dc.identifier.issn | 0870-8231 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/197 | |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | pt |
dc.subject | Ensino superior | pt |
dc.subject | Estudantes do 1º ano | pt |
dc.subject | Escala de integração social | pt |
dc.subject | Validação factorial | pt |
dc.title | Escala de Integração Social no Ensino Superior (EISES): Metodologia de construção e validação | pt |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt |
oaire.citation.endPage | 476 | pt |
oaire.citation.startPage | 461 | pt |
oaire.citation.title | Análise Psicológica | pt |
rcaap.rights | openAccess | pt |
rcaap.type | article | pt |