Repository logo
 
Publication

Escala de Integração Social no Ensino Superior (EISES): Metodologia de construção e validação

dc.contributor.authorDiniz, António Augusto Pinto Moreira
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro da Silva
dc.date.accessioned2010-03-29T11:32:42Z
dc.date.available2010-03-29T11:32:42Z
dc.date.issued2005
dc.description.abstractNeste artigo apresentamos o processo de construção e de validação da Escala de Integração Social no Ensino Superior (EISES). Este processo conduziu ao teste de duas estruturas factoriais hipotéticas (bi e tridimensional; ambas hierárquicas) (LISREL8-SIMPLIS). Recorremos a estudantes universitários do 1.º ano da Universidade do Minho (amostragem de conveniência). Os dois estudos conduzidos, exploratório (N=142) e confirmatório (N=447), revelaram as dificuldades em operacionalizar duas dimensões de cariz mais estritamente institucional. As preocupações iniciais dos estudantes reportaram-se, principalmente, ao bem-estar pessoal e ao estabelecimento de novas relações, dimensões da satisfação consigo e com os outros (estrutura factorial bidimensional hierárquica). Estas dimensões e o equilíbrio emocional (estrutura factorial tridimensional hierárquica) representam as áreas problemáticas da integração social dos estudantes. Por último, discutimos a validade da EISES e a sua utilização na investigação e no aconselhamento junto dos estudantes.pt
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, 23(4), 461-476.pt
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/197
dc.language.isoporpt
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt
dc.subjectEnsino superiorpt
dc.subjectEstudantes do 1º anopt
dc.subjectEscala de integração socialpt
dc.subjectValidação factorialpt
dc.titleEscala de Integração Social no Ensino Superior (EISES): Metodologia de construção e validaçãopt
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt
oaire.citation.endPage476pt
oaire.citation.startPage461pt
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt
rcaap.rightsopenAccesspt
rcaap.typearticlept

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AP 23(4) 461-476.pdf
Size:
78.46 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: