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O respeito como língua materna: as novas tecnologias como aliadas na construção de uma parceria escola-família imigrante

dc.contributor.advisorSalvador, Liliana Ferreira dos Santos
dc.contributor.authorTavares, Tatiana Sofia Formas
dc.date.accessioned2024-01-08T15:57:07Z
dc.date.available2024-01-08T15:57:07Z
dc.date.issued2023-12-04
dc.date.submitted2024-01-08
dc.descriptionRelatório da Prática de Ensino Supervisionada realizada sob a orientação da Professora Doutora Liliana Salvador, apresentado no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.pt_PT
dc.description.abstractA investigação na esfera educacional partilha, de grosso modo, o objetivo de perceber de que forma podemos melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, nas últimas décadas, observou-se uma crescente sensibilização e reconhecimento do papel de todos os elementos de influência na formação, enquanto forças invisíveis que moldam e interferem diretamente no desenvolvimento holístico e harmonioso da criança. Reconhecê-las leva-nos a ter em consideração a multicontextualidade e multirreferencialidade humana e os vários contextos que esta abarca — escola, família e comunidade. No âmbito da Prática Supervisionada no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, nasce este relatório, fruto de uma reflexão contínua e, consequente, intervenção prática, à volta do tema da parceria escola-família; mais precisamente, sobre o papel que a escola e os seus diferentes membros, possuem na emancipação e inserção social de todos os membros, em especial daqueles que estão em risco de maior exclusão social - a família imigrante com Português Língua Não Materna (PLNM). Com esta investigação-ação realizada numa turma de 3.º ano - com 17 famílias, sendo quatro de nacionalidade asiática - tencionou-se perceber quais as barreiras destas famílias à participação na educação dos seus educandos e quais estratégias as poderão ultrapassar, usando as novas tecnologias como principal recurso de mediação. Para atingir os objetivos do estudo, foram recolhidas descrições de observações naturalistas e realizados questionários às famílias. Concluiu-se que as novas tecnologias podem ser um dos aliados ao envolvimento parental e inclusão da família imigrante, obtendo resultados muito positivos e, mais importante, um processo fomentador de vínculos.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Research in the educational sphere broadly shares the intent of understanding how we can improve the teaching-learning process. In this context, in recent decades, there has been a growing awareness of the role of all elements that influence development, as invisible forces that shape and directly interfere with the holistic and harmonious well-being of the child. Recognizing them leads us to consider human multicontextuality and multireferentiality and the various contexts it encompasses — school, family and community. Within the scope of Supervised Practice in Teaching the 1st Cycle of Basic Education, this report was born as result of continuous reflection and, consequently, practical intervention, around the theme of school family partnership; more precisely, about the role that the school have in the emancipation and social insertion of all members, especially those who are at risk of greater exclusion - the immigrant family with Portuguese as Non-native Language (PLNM). With this action-research carried out in a 3rd year class - with 17 families, four of which are PLNM - it was intended to understand which barriers these families encounter when participating in their children's education and what strategies may be able to overcome them, using new technologies as the main resource of mediation. In order to achieve the objectives of the study, field notes were collected, based on observation, and surveys carried out with the families. It was concluded that new technologies can be one of the allies of parental involvement and inclusion of PLNM people, obtaining very positive results and, more importantly, a process that fosters bonds.pt_PT
dc.identifier.tid203446682pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/9424
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectRelação escola-família-comunidadept_PT
dc.subjectEnvolvimento Parentalpt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectPlataformas digitaispt_PT
dc.subjectFamília Imigrantept_PT
dc.subjectPortuguês Língua Não Maternapt_PT
dc.subjectMulticulturalismopt_PT
dc.subjectInterculturalismopt_PT
dc.subjectEstratégiaspt_PT
dc.subjectSchool-family-community relationshippt_PT
dc.subjectParental Involvementpt_PT
dc.subjectBasic Educationpt_PT
dc.subjectDigital Platformspt_PT
dc.subjectImmigrant Familiespt_PT
dc.subjectPortuguese Non-native Languagept_PT
dc.subjectMulticulturalismpt_PT
dc.subjectInterculturalismpt_PT
dc.subjectStrategiespt_PT
dc.titleO respeito como língua materna: as novas tecnologias como aliadas na construção de uma parceria escola-família imigrantept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

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