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Autoavaliação das competências de informação em estudantes universitários: validação portuguesa do IL-HUMASS (Parte II)
dc.contributor.author | Lopes, Carlos | |
dc.contributor.author | Pinto, Maria | |
dc.date.accessioned | 2012-10-25T14:27:50Z | |
dc.date.available | 2012-10-25T14:27:50Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | Nas últimas décadas foram feitos grandes esforços para definir, conhecer e avaliar quais são as competências informativas que os estudantes universitários necessitam para poder progredir na sua aprendizagem e na sua inserção no mercado laboral. Apesar do argumento de que os avanços tecnológicos facilitaram o acesso à informação, existe uma preocupação constante, porque os estudantes universitários não possuem competências suficientes para gerir e usar a informação: gerem quantidades enormes de informação através da Internet, mas não sabem o que fazer com ela, como avaliá-la, de que modo devem usá-la ou aproveitá-la de forma estratégica e ética. O questionário IL-HUMASS sobre literacia da informação foi concebido e desenhado com o objetivo de avaliar competências de informação e para ser aplicado à população de estudantes, professores e profissionais da informação dos diversos níveis na área das Ciências Sociais e Humanas nas universidades espanholas e portuguesas. Contém 26 itens agrupados em quatro categorias (pesquisa, avaliação, processamento e comunicação e difusão da informação) e em três dimensões de autoavaliação (importância, autoavaliação e fonte favorita de aprendizagem). A avaliação das qualidades psicométricas do IL-HUMASS para Português foi feita numa amostra de 926 estudantes universitários portugueses. A análise fatorial exploratória do questionário indicou um ajustamento aceitável, apoiando a estrutura original composta por quatro categorias para cada dimensão. O IL-HUMASS apresentou características psicométricas aceitáveis de consistência interna (o α de Cronbach variou entre .77 e .84) e validade de construto. As caraterísticas psicométricas do IL-HUMASS validam a sua utilização no nosso país em estudos que requeiram a avaliação de múltiplos indicadores, apresentando-se como particularmente útil para avaliar e diagnosticar competências em literacia da informação. Conclui-se com um diagnóstico do nível de competências de informação dos estudantes universitários, destacando algumas forças e debilidades, assim como uma proposta de intervenção subjacente nas oportunidades de melhoria e de necessidades de aprendizagem. | por |
dc.identifier.citation | 11º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas "Integração, Acesso e Valor Social" | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/1790 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | APBAD | por |
dc.subject | Literacia da informação | por |
dc.subject | Estudantes universitários | por |
dc.subject | Estudos psicométricos | por |
dc.subject | Validade | por |
dc.subject | Fiabilidade | por |
dc.subject | IL-HUMASS | por |
dc.title | Autoavaliação das competências de informação em estudantes universitários: validação portuguesa do IL-HUMASS (Parte II) | por |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa | por |
oaire.citation.title | 11º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas “Integração, Acesso e Valor Social“ | por |
person.familyName | Lopes | |
person.givenName | Carlos | |
person.identifier | N-6530-2013 | |
person.identifier.ciencia-id | 7916-AB38-9931 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6440-4739 | |
person.identifier.scopus-author-id | 15074167200 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | conferenceObject | por |
relation.isAuthorOfPublication | 1162f22f-dc46-4c05-a2c2-ac43ef602e07 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 1162f22f-dc46-4c05-a2c2-ac43ef602e07 |