Repository logo
 
Publication

Autoavaliação das competências de informação em estudantes universitários: validação portuguesa do IL-HUMASS (Parte II)

dc.contributor.authorLopes, Carlos
dc.contributor.authorPinto, Maria
dc.date.accessioned2012-10-25T14:27:50Z
dc.date.available2012-10-25T14:27:50Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractNas últimas décadas foram feitos grandes esforços para definir, conhecer e avaliar quais são as competências informativas que os estudantes universitários necessitam para poder progredir na sua aprendizagem e na sua inserção no mercado laboral. Apesar do argumento de que os avanços tecnológicos facilitaram o acesso à informação, existe uma preocupação constante, porque os estudantes universitários não possuem competências suficientes para gerir e usar a informação: gerem quantidades enormes de informação através da Internet, mas não sabem o que fazer com ela, como avaliá-la, de que modo devem usá-la ou aproveitá-la de forma estratégica e ética. O questionário IL-HUMASS sobre literacia da informação foi concebido e desenhado com o objetivo de avaliar competências de informação e para ser aplicado à população de estudantes, professores e profissionais da informação dos diversos níveis na área das Ciências Sociais e Humanas nas universidades espanholas e portuguesas. Contém 26 itens agrupados em quatro categorias (pesquisa, avaliação, processamento e comunicação e difusão da informação) e em três dimensões de autoavaliação (importância, autoavaliação e fonte favorita de aprendizagem). A avaliação das qualidades psicométricas do IL-HUMASS para Português foi feita numa amostra de 926 estudantes universitários portugueses. A análise fatorial exploratória do questionário indicou um ajustamento aceitável, apoiando a estrutura original composta por quatro categorias para cada dimensão. O IL-HUMASS apresentou características psicométricas aceitáveis de consistência interna (o α de Cronbach variou entre .77 e .84) e validade de construto. As caraterísticas psicométricas do IL-HUMASS validam a sua utilização no nosso país em estudos que requeiram a avaliação de múltiplos indicadores, apresentando-se como particularmente útil para avaliar e diagnosticar competências em literacia da informação. Conclui-se com um diagnóstico do nível de competências de informação dos estudantes universitários, destacando algumas forças e debilidades, assim como uma proposta de intervenção subjacente nas oportunidades de melhoria e de necessidades de aprendizagem.por
dc.identifier.citation11º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas "Integração, Acesso e Valor Social"por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/1790
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherAPBADpor
dc.subjectLiteracia da informaçãopor
dc.subjectEstudantes universitáriospor
dc.subjectEstudos psicométricospor
dc.subjectValidadepor
dc.subjectFiabilidadepor
dc.subjectIL-HUMASSpor
dc.titleAutoavaliação das competências de informação em estudantes universitários: validação portuguesa do IL-HUMASS (Parte II)por
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFundação Calouste Gulbenkian, Lisboapor
oaire.citation.title11º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas “Integração, Acesso e Valor Social“por
person.familyNameLopes
person.givenNameCarlos
person.identifierN-6530-2013
person.identifier.ciencia-id7916-AB38-9931
person.identifier.orcid0000-0002-6440-4739
person.identifier.scopus-author-id15074167200
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublication1162f22f-dc46-4c05-a2c2-ac43ef602e07
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1162f22f-dc46-4c05-a2c2-ac43ef602e07

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
468-1210-1-PB.pdf
Size:
1.07 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: