Publication
Experiências de estudantes portugueses e espanhóis de ciências sociais sobre literacia informacional e utilização de tecnologias móveis no ensino superior: análise qualitativa após a COVID-19
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.author | Lopes, Carlos | |
dc.contributor.author | Cavaleiro Marechal, David | |
dc.contributor.author | Antunes, Maria da Luz | |
dc.contributor.author | Sanches, Tatiana | |
dc.date.accessioned | 2025-06-09T14:32:38Z | |
dc.date.available | 2025-06-09T14:32:38Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | Objetivo: Analisar comparativamente as experiências e percepções de estudantes portugueses e espanhóis de Ciências Sociais quanto ao uso e inclusão de tecnologias móveis nos processos de ensino-aprendizagem e refletir sobre o papel das bibliotecas de ensino superior e seus profissionais nesse contexto. Método: Metodologia exploratória de grupos focais socioconstrutivos, com base em uma amostra de dezoito estudantes finalistas dos cursos de Psicologia e Pedagogia. Resultados: Os estudantes vivenciam lacunas significativas em suas habilidades no uso de tecnologias móveis. Eles percebem limitações atitudinais e tecnológicas em seus professores. Há também algumas diferenças nas atitudes em relação à inclusão de tecnologias móveis nos processos de ensino-aprendizagem. Os estudantes espanhóis demonstraram melhores habilidades, enquanto os estudantes portugueses demonstraram maior nível de autopercepção. Discussão/Conclusões: Como consequência da pandemia, destaca-se a necessidade de aproximação aluno-professor e as limitações técnicas de alguns professores, tornando necessária uma mentalidade aberta a novos dispositivos e ferramentas tecnológicas nos processos de ensino. As instituições acadêmicas, e os bibliotecários em particular, devem se esforçar para entender o alcance e as possibilidades das tecnologias móveis para aumentar a motivação dos estudantes e adquirir competência informacional. Esta reflexão é prioritária para otimizar os processos de ensino e aprendizagem. | por |
dc.identifier.citation | Lopes ,C., Antunes, M.L., Caballero-Mariscal, D., Sanches T. Experiências de estudantes portugueses e espanhóis de ciências sociais sobre literacia informacional e utilização de tecnologias móveis no ensino superior: análise qualitativa após a COVID-19. In: Olivera Zaldua M, Terra AL, Agustín Lacruz C, editores. Ata do VI Congresso ISKO Espanha-Portugal 2023 – 16º Congresso ISKO Espanha. Madri: Sociedade Internacional para a Organização do Conhecimento – Capítulo Ibérico; 2024. p. 471-84. | |
dc.identifier.isbn | 978-84-09-17623-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/13536 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.publisher | Sociedade Internacional para a Organização do Conhecimento – Capítulo Ibérico | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | Tecnologias móveis | |
dc.subject | Ensino superior | |
dc.subject | Alfabetização informal | |
dc.subject | Pesquisa qualitativa | |
dc.subject | COVID-19 | |
dc.subject | Estudo comparativo | |
dc.subject | Técnologias móveis | |
dc.subject | Tecnologia móveis | |
dc.subject | Portugal | |
dc.subject | Espanha | |
dc.title | Experiências de estudantes portugueses e espanhóis de ciências sociais sobre literacia informacional e utilização de tecnologias móveis no ensino superior: análise qualitativa após a COVID-19 | por |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 484 | |
oaire.citation.startPage | 471 | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 | |
person.familyName | Lopes | |
person.familyName | Antunes | |
person.familyName | Sanches | |
person.givenName | Carlos | |
person.givenName | Maria da Luz | |
person.givenName | Tatiana | |
person.identifier | N-6530-2013 | |
person.identifier | 1887615 | |
person.identifier.ciencia-id | 7916-AB38-9931 | |
person.identifier.ciencia-id | B111-6F38-5904 | |
person.identifier.ciencia-id | 2C17-1B53-FBDC | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6440-4739 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0942-7601 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4902-2628 | |
person.identifier.rid | C-2773-2014 | |
person.identifier.scopus-author-id | 15074167200 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56499097100 | |
relation.isAuthorOfPublication | 1162f22f-dc46-4c05-a2c2-ac43ef602e07 | |
relation.isAuthorOfPublication | bbd6ef4a-1738-49b1-8c16-85497339fe36 | |
relation.isAuthorOfPublication | ca0f789d-12f4-495b-ba64-a30e7dc8175b | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 1162f22f-dc46-4c05-a2c2-ac43ef602e07 |