Repository logo
 
Publication

Processo Migrante e Adolescente: Narrativas de dois jovens Cabo Verdianos sobre a escola em Portugal

dc.contributor.advisorMarques, Maria Emília da Silva
dc.contributor.authorFigueiredo, Isabela da Silva
dc.date.accessioned2024-01-09T14:37:22Z
dc.date.available2024-01-09T14:37:22Z
dc.date.issued2023-12-20
dc.date.submitted2024-01-09
dc.descriptionDissertação de Mestrado realizada sob a orientação da Professora Doutora Maria Emília Marques. Apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.pt_PT
dc.description.abstractCom um olhar sobre o percurso da clínica Etnopsicanalítica, procurou-se entender as particularidades do sujeito psíquico lançado no (seu) mundo, aquando da tarefa de transitoriedade. A passagem do país de origem para o país migrante, apresenta-se como uma experiência marcada pela rutura do vivido e do conhecido, para uma forma de viver nova e desconhecida. Este processo, como explica os pressupostos da teoria etnopsicanalítica, é marcado pela vulnerabilidade psíquica, em que sujeito migrante tenta re(construir) a sua identidade e integrar a sua história. Através do Método das Narrativas de Associação Livre (FANI) (Holloway & Jefferson, 2000), acedeu-se ao universo inconsciente e subjetivo do sujeito para se compreender como é ter vindo daquele Lugar para frequentar este (neste caso a escola portuguesa). Foram feitas duas entrevistas com dois jovens Cabo Verdianos: Afonso de 13 anos e Stefani de 14, as quais foram, posteriormente, analisadas através do método FANI. Como tal, emergiram dois temas: a identidade migrante e adolescente e a filiação/ afiliação, evidenciando traços comuns. Contudo, ainda que haja um pano de fundo comum, as suas vivências, principalmente as precoces, aparentam ser bastante distintas, contribuindo para formas diferentes da (re)construção identitária tanto migrante, como adolescente. Refere-se ainda, aspetos negativos comuns da vivência escolar nestes jovens como fantasmas, consequentes do outrora passado colonialista.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Looking at the path of the ethnopsychoanalytic clinic, we tried to understand the particularities of the psychic subject thrown into (their) world, during the task of transience. The passage from the country of origin to the migrant one, is an experience marked by the rupture of the lived and the known, towards a new and unknown way of living. This process, as explained by the assumptions of ethnopsychoanalytic theory, is marked by psychic vulnerability, in which the migrant subject tries to re(construct) their identity and integrate their history. Using the Free Association Narratives Method (FANI) (Holloway & Jefferson, 2000), we accessed the subject's unconscious and subjective universe to understand what it is like to have come from that place to attend this one (in this case the Portuguese school). Two interviews were conducted with two young Cape Verdeans: Afonso, 13, and Stefani, 14, which were then analysed using the FANI method. As such, two themes emerged: migrant and adolescent identity and filiation/affiliation, showing common traits. However, even though there is a common background, their experiences, especially the early ones, appear to be quite different, contributing to different forms of migrant and adolescent identity (re)construction. There are also negative aspects of these young people's school experience, as consequence of the colonial past.pt_PT
dc.identifier.tid203453670pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/9432
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectEtnopsicanálisept_PT
dc.subjectAdolescênciapt_PT
dc.subjectSubjetividadept_PT
dc.subjectIdentidade Migrantept_PT
dc.subjectFiliação/ Afiliaçãopt_PT
dc.subjectNarrativas de Associação Livre (FANI)pt_PT
dc.subjectEthnopsychoanalysispt_PT
dc.subjectAdolescencept_PT
dc.subjectSubjectivitypt_PT
dc.subjectMigrant Identitypt_PT
dc.subjectFilliation/Affiliationpt_PT
dc.subjectFree Association Narrative Interview (FANI)pt_PT
dc.titleProcesso Migrante e Adolescente: Narrativas de dois jovens Cabo Verdianos sobre a escola em Portugalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
26494_isabela_figueiredo_dissertação.pdf
Size:
769.09 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: