Repository logo
 
Publication

Ludicidade e aprendizagem em educação pré-escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGomes, Elisabete Xavier
dc.contributor.authorPeres, Maria Leite e Conceição de Castro
dc.date.accessioned2018-10-19T14:20:29Z
dc.date.available2018-10-19T14:20:29Z
dc.date.issued2018-06
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade Educação Pré – Escolar E Ensino Do 1º Ciclo Do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractEste relatório tem como objetivos: (a) aprofundar a compreensão sobre as relações entre aprendizagem e ludicidade, brincadeira e jogo; (b) caraterizar o papel da educadora na promoção da ludicidade; (c) analisar a minha prática em jardim-de-infância de modo a evidenciar aprendizagens promovidas em situações lúdicas. E ainda dar resposta à questão: De que modo(s) a atividade lúdica promove a construção de aprendizagens, nomeadamente, as aprendizagens previstas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE)? Em termos teóricos, foi feita uma análise dos conceitos brincadeira, jogo e ludicidade relacionando-os com a aprendizagem e a relevância do papel da educadora na sua promoção. O método utilizado será de natureza da investigação qualitativa sobre a prática tendo como instrumentos como técnicas primordiais a observação, a análise documental recolhida durante o período de estágio e uma entrevista às crianças. As evidências foram observadas numa instituição na zona metropolitana de Lisboa, num grupo de 24 crianças com idades compreendidas entre os quatro e os cinco anos. Nas situações analisadas verificaram-se diversas situações promotoras de aprendizagens tendo em consideração as previstas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Em relação ao papel da autora como estagiária destaca-se e analisa-se a promoção de atividades cada vez mais livres, em que as primeiras foram mais orientadas e nas últimas foi dada às crianças liberdade na escolha dos materiais e na sua realização. Nas considerações finais, confirma-se que a aprendizagem pode acontecer quando as crianças vivenciam situações lúdicas e o papel da educadora é essencial na promoção da ludicidade.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: This report aims to: (a) deepen understanding of the relationships between learning and playfulness, play and game; (b) characterize the role of the educator in the promotion of playfulness; (c) to analyze my practice in kindergarten in order to, show learning promoted in playful situations. And also to answer the question: In what way(s) does the play activity promote the construction of learning, namely, the learning provided in the Curriculum Guidelines for Pre-School Education (OCEPE)? In theoretical terms, an analysis was made of the concepts of playing, game and playfulness relating them to the learning and relevance of the role of the educator in their promotion. The method used will be qualitative research on the practice having as instruments as primary techniques the observation, the documentary analysis collected during the internship period and in the interview with the children. The evidence was observed in an institution in the metropolitan area of Lisbon, in a group of 24 children between the ages of four and five. In the analyzed situations there were several situations that promote learning taking into account those provided for in the Curricular Guidelines for Pre-School Education. In relation to the author's role as a trainee, the promotion of increasingly free activities is highlighted and analyzed, in which the former were more oriented and in the latter the children were given the freedom to choose the materials and their realization. In the final considerations, it is confirmed that the learning can happen when the children experience playful situations and the role of the educator is essential in the promotion of playfulness.pt_PT
dc.identifier.tid201964619pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/6663
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectLudicidadept_PT
dc.subjectBrincadeirapt_PT
dc.subjectJogopt_PT
dc.subjectAprendizagem e educação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectPlayfulnesspt_PT
dc.subjectPlaypt_PT
dc.subjectLearning and pre school educationpt_PT
dc.titleLudicidade e aprendizagem em educação pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
24979.pdf
Size:
1.33 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: