Repository logo
 
Publication

A inteligência emocional na prática educativa do pré-escolar: um estudo etnográfico

dc.contributor.authorQuintanilha, Mafalda Correia Nogueira Fino
dc.date.accessioned2017-04-21T10:54:49Z
dc.date.available2017-04-21T10:54:49Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractO objetivo desta comunicação consiste em refletir sobre o impacto que a inteligência emocional dos educadores de infância exerce na relação pedagógica que os mesmos estabelecem com os seus grupos de crianças e, se as habilidades inerentes à inteligência emocional são promotoras de um clima emocional positivo na sala de atividades do pré-escolar gerador de mudanças e crescimento emocionais nas crianças. Nesta investigação foi utilizada uma metodologia qualitativa de cariz etnográfico. Ao fim de quatro meses de observação participante na sala de uma educadora, considerada excecional, tentou-se compreender a dinâmica das interações que a mesma estabelece com o seu grupo de crianças e a importância da inteligência emocional nessas interações. Assim, procurou-se encontrar resposta a três questões: 1) De que forma a inteligência emocional contribui para gerar interações positivas entre a Educadora e as crianças da sua sala? 2) Em que medida a gestão positiva das emoções na prática educativa promove a autoconfiança e bem-estar das crianças? 3) De que modo a gestão positiva das emoções promove o desenvolvimento das competências sociais e relacionais das crianças? Durante a estada no terreno predominou a recolha de dados através de observação participante. A análise dos dados revelou uma grande influência da inteligência emocional desta educadora na promoção de um clima emocional positivo na sala de atividades, bem como, no desenvolvimento positivo das habilidades emocionais e competências relacionais das criançaspt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.134-144). Lisboa: ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-15-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5405
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectInteligência emocionalpt_PT
dc.subjectEducadores de infânciapt_PT
dc.subjectRelação pedagógicapt_PT
dc.subjectEtnografiapt_PT
dc.titleA inteligência emocional na prática educativa do pré-escolar: um estudo etnográficopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage277pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage262pt_PT
oaire.citation.titleActas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da práticapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CPE_12_262-277.pdf
Size:
280.78 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: