Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
280.78 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O objetivo desta comunicação consiste em refletir sobre o impacto que a inteligência
emocional dos educadores de infância exerce na relação pedagógica que os mesmos estabelecem
com os seus grupos de crianças e, se as habilidades inerentes à inteligência emocional são
promotoras de um clima emocional positivo na sala de atividades do pré-escolar gerador de
mudanças e crescimento emocionais nas crianças. Nesta investigação foi utilizada uma
metodologia qualitativa de cariz etnográfico. Ao fim de quatro meses de observação participante
na sala de uma educadora, considerada excecional, tentou-se compreender a dinâmica das
interações que a mesma estabelece com o seu grupo de crianças e a importância da inteligência
emocional nessas interações.
Assim, procurou-se encontrar resposta a três questões: 1) De que forma a inteligência emocional
contribui para gerar interações positivas entre a Educadora e as crianças da sua sala? 2) Em que
medida a gestão positiva das emoções na prática educativa promove a autoconfiança e bem-estar
das crianças? 3) De que modo a gestão positiva das emoções promove o desenvolvimento das
competências sociais e relacionais das crianças?
Durante a estada no terreno predominou a recolha de dados através de observação participante.
A análise dos dados revelou uma grande influência da inteligência emocional desta educadora na
promoção de um clima emocional positivo na sala de atividades, bem como, no desenvolvimento
positivo das habilidades emocionais e competências relacionais das crianças
Description
Keywords
Inteligência emocional Educadores de infância Relação pedagógica Etnografia
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.134-144). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Universitário