Repository logo
 
Publication

Escala de orientações gerais para objetivos de desempenho : estudos de adaptação para o ensino secundário

dc.contributor.authorGomes, Andreia
dc.contributor.authorAzevedo, Ângela Sá
dc.contributor.authorDias, Paulo Cesar
dc.contributor.authorGuimarães, Teresa
dc.contributor.authorLima, Isabel
dc.contributor.authorSalgado, Ana
dc.date.accessioned2018-07-20T18:39:24Z
dc.date.available2018-07-20T18:39:24Z
dc.date.issued2018-03
dc.description.abstractResumo: Este trabalho pretende apresentar os resultados de adaptação portuguesa da Escala de Orientações Gerais para Objetivos de Desempenho (EOGOD; McInerney & Yeung, 2000). Trata-se de instrumento de medida com cinco escalas de motivação: Valorização da Motivação, Motivação Geral, Orientação para a Mestria, Orientação para o Desempenho e Orientação Social. Para a sua adaptação, foi realizada análise fatorial exploratória e confirmatória e análise de consistência interna a partir de dois grupos, de 617 e 418 estudantes do Ensino Secundário. Os dados obtidos permitiram encontrar uma solução com boas propriedades psicométricas, seja em termos de validade como fiabilidade aceitáveis, assim como diferenças em função do género e relação com a idade e escolaridade. Os resultados são discutidos e apresentadas sugestões.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: This paper aims to present the results of the Portuguese adaptation of General Achievement Goal Orientation Scale (GAGOS; McInerney & Yeung, 2000). This instrument has five different motivation scales: Motivation Value, Global Motivation, General Mastery, General Performance and General Social. The work of adaptation consisted in a exploratory and confirmatory factor analysis and internal consistency analysis from the data of two samples of 617 and 418 High School students. The results suggest a solution with good psychometric properties, in terms of validity as acceptable fidelity, with differences per gender and relationship with age and education level. The results discussed and suggestions presented.pt_PT
dc.description.sponsorshipTrabalho financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, no âmbito do Projecto Estratégico do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (PEst-OE/FIL/UI0683/2014).
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGomes, A., Azevedo, Â. S., Dias, P. C., Guimarães, T., Lima, I., & Salgado, A. (2018). Escala de orientações gerais para objetivos de desempenho: Estudos de adaptação para o ensino secundário. Análise Psicológica 36(1), 101-114. https://doi.org/10.14417/ap.1262pt_PT
dc.identifier.doi10.14417/ap.1262pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/6533
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdições ISPApt_PT
dc.relation.publisherversion0870-8231pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectObjetivospt_PT
dc.subjectDesempenhopt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectEnsino secundáriopt_PT
dc.subjectEscalapt_PT
dc.subjectGoalspt_PT
dc.subjectAchievementpt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectHigh schoolpt_PT
dc.subjectScalept_PT
dc.titleEscala de orientações gerais para objetivos de desempenho : estudos de adaptação para o ensino secundáriopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage114pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage101pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volume36pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AP_36(1)_101.pdf
Size:
131.36 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: