Publication
Escala de orientações gerais para objetivos de desempenho : estudos de adaptação para o ensino secundário
dc.contributor.author | Gomes, Andreia | |
dc.contributor.author | Azevedo, Ângela Sá | |
dc.contributor.author | Dias, Paulo Cesar | |
dc.contributor.author | Guimarães, Teresa | |
dc.contributor.author | Lima, Isabel | |
dc.contributor.author | Salgado, Ana | |
dc.date.accessioned | 2018-07-20T18:39:24Z | |
dc.date.available | 2018-07-20T18:39:24Z | |
dc.date.issued | 2018-03 | |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho pretende apresentar os resultados de adaptação portuguesa da Escala de Orientações Gerais para Objetivos de Desempenho (EOGOD; McInerney & Yeung, 2000). Trata-se de instrumento de medida com cinco escalas de motivação: Valorização da Motivação, Motivação Geral, Orientação para a Mestria, Orientação para o Desempenho e Orientação Social. Para a sua adaptação, foi realizada análise fatorial exploratória e confirmatória e análise de consistência interna a partir de dois grupos, de 617 e 418 estudantes do Ensino Secundário. Os dados obtidos permitiram encontrar uma solução com boas propriedades psicométricas, seja em termos de validade como fiabilidade aceitáveis, assim como diferenças em função do género e relação com a idade e escolaridade. Os resultados são discutidos e apresentadas sugestões. | pt_PT |
dc.description.abstract | Abstract: This paper aims to present the results of the Portuguese adaptation of General Achievement Goal Orientation Scale (GAGOS; McInerney & Yeung, 2000). This instrument has five different motivation scales: Motivation Value, Global Motivation, General Mastery, General Performance and General Social. The work of adaptation consisted in a exploratory and confirmatory factor analysis and internal consistency analysis from the data of two samples of 617 and 418 High School students. The results suggest a solution with good psychometric properties, in terms of validity as acceptable fidelity, with differences per gender and relationship with age and education level. The results discussed and suggestions presented. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Trabalho financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, no âmbito do Projecto Estratégico do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (PEst-OE/FIL/UI0683/2014). | |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Gomes, A., Azevedo, Â. S., Dias, P. C., Guimarães, T., Lima, I., & Salgado, A. (2018). Escala de orientações gerais para objetivos de desempenho: Estudos de adaptação para o ensino secundário. Análise Psicológica 36(1), 101-114. https://doi.org/10.14417/ap.1262 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.14417/ap.1262 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/6533 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Edições ISPA | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | 0870-8231 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Objetivos | pt_PT |
dc.subject | Desempenho | pt_PT |
dc.subject | Motivação | pt_PT |
dc.subject | Ensino secundário | pt_PT |
dc.subject | Escala | pt_PT |
dc.subject | Goals | pt_PT |
dc.subject | Achievement | pt_PT |
dc.subject | Motivation | pt_PT |
dc.subject | High school | pt_PT |
dc.subject | Scale | pt_PT |
dc.title | Escala de orientações gerais para objetivos de desempenho : estudos de adaptação para o ensino secundário | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 114 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 101 | pt_PT |
oaire.citation.title | Análise Psicológica | pt_PT |
oaire.citation.volume | 36 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |