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Escrita expressiva: um instrumento regulador da ansiedade da matemática?

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A matemática é classificada de forma rígida como uma disciplina académica. Isso determina o conteúdo do currículo e os métodos de ensino e avaliação. Estes métodos podem dar origem a visões negativas da matemática, resultando em aumento da ansiedade matemática (Hoyte, J., 2011). A ansiedade da matemática define-se por “sentimentos de tensão e ansiedade que interferem com a manipulação de números e a solução de problemas de matemática numa extensa variedade da vida do dia-a-dia e de situações académicas” (Richardson & Suinn, 1972, p. 551). A possibilidade destas tensões fomentarem o medo dos números, perpetuando-se num ciclo de evitamento e ignorância pela vida adulta, motiva o presente estudo que se debruça sobre as preocupações dominantes na ansiedade da matemática e consequências associadas. Este trabalho foca-se na utilização do paradigma de escrita expressiva como uma ferramenta que se julga capaz de otimizar resultados académicos e de contribuir para debelar ansiedades ao mesmo tempo que liberta recursos cognitivos e neurofisiológicos. Pretende-se averiguar se é possível, utilizando esta técnica, alterar a relação dos alunos com a matemática previamente ao momento da escolha vocacional que ocorre no final do ensino básico. Com o objetivo de investigar se a técnica de escrita expressiva impacta positivamente nos resultados académicos de alunos de matemática do ensino básico, foi considerada uma amostra de 40 alunos, distribuídos por duas turmas do 2º ciclo que frequentam o 5º ano do ensino básico numa escola pública à qual foi aplicado, alternadamente, o protocolo de escrita expressiva num dos dois testes de avaliação que realizaram no 3º período.
ABSTRACT: Mathematics is rigidly classified as an academic discipline. This determines curriculum content and teaching and evaluation methods. These methods can give rise to negative views of mathematics, resulting in increased math anxiety (Hoyte, J., 2011). Math anxiety is defined as ”feelings of tension and anxiety which interfere with number ´s manipulation and math´s problem solving within a huge variety of academic situations as well as in the daily life” (Richardson & Suinn, 1972, p. 551). The possibility of fostering tension and dread into adulthood, perpetuating a vicious cycle of avoidance and ignorance becomes this study´s main goal, holding on math anxiety main worries and it´s inner consequences. This work focus on the use of the expressive writing technic as a tool able to boost academic marks and contribute to diminish anxiety freeing cognitive and neurophysiological resources. As such, this work aims to find whether the expressive writing technic can be a tool able to change the relationship between students and mathematics previously to the choosing moment of vocational pathway that occurs at the end of the elementary school. Thus, in order to investigate if expressive writing has a positive impact in math achievements at the basic education cycle, was selected a sample of 40 students, distributed in two classes attending the 5th grade in a public school. They have done the expressive writing protocol alternately at one of two tests performed in the 3rd period.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA - Instituto Universitário

Keywords

Ansiedade da matemática Escrita expressiva Memória de trabalho Aprendizagem da matemática Ãmeaça de estereótipo

Pedagogical Context

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